Amapá recebe pela primeira vez a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais
- perolapedrosa7
- 25 de ago.
- 2 min de leitura
Jolinda Martel//

Pela primeira vez o Amapá é sede da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais 2025, reunindo mais de 700 estudantes da região Norte. A abertura oficial aconteceu na segunda-feira, 25, no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá.
O evento é organizado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), com o apoio do Governo do Amapá, na cerimonia de abertura o governador Clécio Luís destacou a importância dos Jogos finalmente chegarem ao estado.
“Nós entramos com os parceiros para a realização desses jogos, que já foram feitos em todos os estados e faltavam fazer no Amapá . 21 anos de edição desses jogos e o reitor Romaro conseguiu trazer pela primeira vez para o Amapá . Então vai ter muita integração, o que é muito importante. É um processo educacional, é claro que vai ter disputa, é claro que vai ter ambiente esportivo, mas é um ambiente de integração entre os institutos federais”.
Os Jogos dos Institutos Federais 2025 reúnem delegações dos Institutos Federais do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O reitor do Ifap, Romaro Silva, contou como foi o processo de organização para receber as delegações dos 6 estados da região norte.
“Nós tivemos em cada estado as seletivas estaduais, que acontecem todos os anos, e aí com o apoio da Secretaria, da SEDEL, do Governo do Estado, nós conseguimos otimizar os recursos de alimentação e também de hospedagem, para que esses atletas, 700 atletas, mil pessoas, se a gente considera todas as delegações, pudessem estar aqui no nosso estado. Para nós é motivo de muita alegria poder receber toda a região do norte, no nosso estado, e comemorar essa festa que o esporte proporciona a todos os estudantes”.
As disputas contam com 11 modalidades olímpicas, como futebol de campo, handebol, judô, entre outros, além de provas paralímpicas em atletismo e natação, garantindo a participação de estudantes com deficiência.

Representando o Amapá, na modalidade de atletismo, José Eduardo fala do sentimento de participar dos jogos.
"É uma grande emoção estar representando o Estado. E eu como meu último ano e minha primeira vez também na etapa regional, principalmente quando a gente vê os resultados anteriores das outras competições e uma emoção muito grande e uma expectativa de talvez chegar no Nacional”.
Para Yang Ya, atleta da natação do Instituto Federal de Rondônia, da cidade de Porto Velho, cada campeonato é um aprendizado.
“As esperanças de medalhas é que a gente consiga subir no pódio, que a gente consiga se classificar pro nacional e que a cada dia mais nossa equipe consiga crescer e se tornar cada dia pessoas melhores e aprendendo junto com o esporte”.
As competições ocorrerão em arenas esportivas de Macapá e Santana e seguem até o dia 29 de agosto.




Comentários