Amapá recebe o ENCCO 2025 e promove debate nacional sobre transparência e sustentabilidade
- svioalmd4
- 25 de set.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

Começou na quarta-feira (24), na sede do Sebrae, em Macapá, o Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO) 2025. Com o tema “Sustentabilidade e Governança: Para um Futuro mais Transparente e Inclusivo”, o evento reúne autoridades e especialistas de todo o país para discutir boas práticas na administração pública. A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Clécio Luís. A programação segue até sábado (27).

Segundo o presidente do TCE-AP, Reginaldo Ennes, o encontro reforça a relevância da realização no estado e a necessidade de fortalecer o conhecimento sobre a Amazônia.
“O ENCCO 2025 é muito relevante para o Amapá. É a primeira vez que o evento ocorre presencialmente na Região Norte do país. Hoje de manhã, iniciamos as oficinas com mais de 600 participantes, e todos os Tribunais de Contas do Brasil estão representados. Nosso objetivo é que a sociedade brasileira compreenda melhor a Amazônia, conheça nossa cultura e entenda o desenvolvimento do nosso estado. Assim, quando discutirmos a Amazônia no Brasil, poderemos fazê-lo com conhecimento da região”.

Para o governador Clécio Luís, o evento tem impactos diretos na governança, na economia local e na dimensão social.
“Este encontro reúne corregedorias, controles internos e controladorias, promovendo ampla troca de experiências entre os tribunais. Além disso, está diretamente conectado aos desafios do nosso tempo, ao tratar de sustentabilidade e mudanças climáticas. Para mim, como governador, é uma honra apoiar esta iniciativa, que fortalece a gestão pública e, ao mesmo tempo, movimenta a economia local. Nossos hotéis estão lotados, os restaurantes funcionando a pleno, os pontos turísticos valorizados, e a população recebendo com carinho quem vem conhecer nossa culinária, nosso povo e nossa cultura. Tudo isso contribui de forma direta para o desenvolvimento do Amapá”.
O encontro reúne presidentes de Tribunais de Contas de todo o Brasil, além de corregedores, operadores do direito e a sociedade em geral.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários