Amapá recebe fórum nacional para debater ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável na Amazônia
- svioalmd4
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

O Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) teve início nesta quarta-feira (25), em Macapá, no auditório do Museu Sacaca. Durante dois dias, serão realizados debates sobre os rumos do desenvolvimento científico e tecnológico, com foco especial na Região Amazônica.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edivan Andrade, detalhou o evento, incluindo o anúncio de novos investimentos, que será feito pela ministra da pasta, Luciana Santos.
“Hoje é uma reunião mais interna, e amanhã contaremos com a presença da ministra Luciana Santos, que fará diversos anúncios de liberação de recursos para projetos do governo, de instituições federais e estaduais já aprovados junto ao MCTI e seus órgãos vinculados. Esses recursos apoiarão programas de popularização da ciência e investimentos em infraestrutura tecnológica, como o Parque Tecnológico do Estado, cujo projeto foi aprovado junto à Finep, do MCTI. Isso representa mais investimentos e mais apoio para o desenvolvimento da ciência, com o objetivo de fortalecer o setor produtivo do estado”.
O presidente do Fórum Nacional do Consecti, Sílvio Bulhões, destacou a importância do evento e elogiou o desempenho do Amapá na área de tecnologia e inovação.
“O governo do Amapá tem feito um trabalho muito relevante na pauta de ciência, tecnologia e inovação, fomentando novos negócios e o surgimento de startups. Quero parabenizar o governador Clécio Luís e o secretário Edivan Andrade pelo trabalho sólido que vêm realizando e por pleitearem a realização da reunião do Fórum aqui no Amapá, nos recebendo tão bem. Nestes dois dias, teremos discussões aprofundadas, não só sobre o cenário local e regional, mas também no âmbito nacional. Tenho dito, desde que cheguei a Macapá, que este é um ano muito especial — a realização da COP, a Conferência do Clima, no Brasil e na Região Norte, nos impulsiona a aprofundar o debate sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia, enfrentando desafios, mas, sobretudo, explorando as possibilidades dessa região, cujo potencial só é plenamente compreendido por quem vive aqui”.
Durante o encontro, serão fortalecidas políticas públicas estaduais e nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da troca de experiências entre gestores de todo o país.
Na quinta-feira (26), o Fórum contará com a presença do governador Clécio Luís e da ministra Luciana Santos. O evento terá início às 8h30 e será aberto ao público.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários