Amapá recebe a 4ª edição do Seminário Nacional da Economia do Mar
- svioalmd4
- 1 de out.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

O Sebrae Amapá, em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA) e a Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (Abeemar), deu início na terça-feira (30) à 4ª edição do Seminário Nacional da Economia do Mar (SEM).
O evento destaca o Amapá no cenário da “Economia Azul” ao reunir especialistas para debater as potencialidades do setor e estimular novas oportunidades de negócios voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.
Isana Alencar, gerente da unidade de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae Amapá, ressaltou a importância do evento, que é realizado pela primeira vez no estado.
“A gente traz o tema de petróleo, gás e energia para um dos painéis do Economia do Mar, falando sobre essa cadeia, seus desafios e as suas oportunidades e como a gente pode enquanto amapaense se preparar de forma antecipada conquistar todo o conhecimento necessário para que possamos nos engajar. Além disso, o seminário traz outros temas que estão relacionados à água de forma geral, não só ao ecossistema marinho, mas às nossas bacias de rios de água doce e tudo que está vinculado a ela, como a pesca, a bioeconomia, a navegação nos rios, atividades portuárias, a empregabilidade, o empreendedorismo, turismo sustentável. Então todas essas atividades que utilizam a água como insumo, ou como vetor de desenvolvimento econômico está sendo discutido aqui para que toda a sociedade possa entender o seu papel no contexto do desenvolvimento da economia do mar ou também a economia azul”.
De acordo com João Azeredo, presidente da Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (Abeemar), a iniciativa fortalece a integração entre governo, empresários e instituições ligadas à economia do mar e, principalmente, beneficia a sociedade como um todo.
“O Amapá tem um potencial da economia azul muito grande, sendo impulsionado pela potencial de exploração e produção da margem equatorial, que pode gerar muito emprego e renda aqui para o estado, ontem, participei da cerimônia de abertura, junto com o presidente Josiel, o governador Clécio e o presidente Sérgio Bacci, eu disse para os nossos companheiros que foi um evento que atendeu todas as expectativas, porque a gente não só tinha representantes da indústria, do setor político, instituições de ensino, mas também uma pluralidade de representantes da camada social muito grande. A gente tinha aqui empresários, tinha a população ribeirinha, outras populações que é importante para discutir o tema da economia do mar e como podemos impulsionar a economia da região através desse potencial da margem equatorial”.
A programação acontece no Salão de Eventos do Sebrae e encerrou nesta quarta-feira (1º).
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários