top of page
720X450.gif
Buscar

Amapá promove oficina de capacitação técnica e política rumo a COP30

  • Foto do escritor: Jolinda Ferreira
    Jolinda Ferreira
  • 7 de ago.
  • 3 min de leitura

Jolinda Martel


COP30
A iniciativa integra os esforços institucionais do Amapá na preparação para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará.
A iniciativa integra os esforços institucionais do Amapá na preparação para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará.

Nesta quinta-feira (7), o Museu Sacaca, foi palco de uma importante mobilização rumo à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).


A oficina de capacitação técnica e política do Programa Estratégico COP30, foi promovida pelo Governo do Estado em parceria com o ICLEI (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais), e reuniu representantes de diversos setores públicos e da sociedade civil para alinhar estratégias e reforçar o protagonismo amapaense na agenda climática global.


A iniciativa integra os esforços institucionais do Amapá na preparação para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e visa posicionar o estado como uma liderança amazônica no enfrentamento às mudanças climáticas.


Gutemberg de Vilhena Silva, coordenador do Comitê Executivo Amapá na COP30, destacou como a capacitação técnica e política vai contribuir para a atuação do estado na COP30.


“É uma bela oportunidade de você se preparar para aquilo que é o grande tema do ano no quesito sustentabilidade, no quesito entender o que significa mudanças climáticas no campo da cultura, no campo da saúde, no campo da economia, no campo, enfim, das relações internacionais. Então é um preparo que o servidor está tendo oportunidade de ter de modo que caso tenha oportunidade de estar em Belém ou caso em alguma mesa de debate na família, no trabalho, possa dialogar de maneira qualificada sobre esse tema que é tão importante para a humanidade. Então, essa capacitação agora aqui do ICLEI, que é uma organização internacional que ajudou o governo do Amapá nesse preparo para a COP30, a intenção aqui é que nós tenhamos ao final um nivelamento, ou seja, as pessoas que participam compreendam o que é a COP e as consequências que ela pode trazer caso nós estejamos preparados”.

A capacitação é estruturada em quatro módulos, cada etapa busca ampliar o entendimento técnico e político sobre as ferramentas de governança climática, financiamento internacional e cooperação transfronteiriça.


Presente na oficina, Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, ressaltou como o ICLEI enxerga o papel do Amapá na agenda climática da Amazônia rumo à COP30.


“O ICLEI, percebe o Amapá de duas maneiras. A primeira maneira é como um estado exemplo, é um estado que tem de fato uma política de conservação, de proteção, de áreas ecologicamente muito relevantes, não só para o próprio estado, para a Amazônia e para o mundo em geral, é um estado que se preocupa com políticas de inclusão social e na perspectiva de trabalhar a potencialidade da biodiversidade que tem no estado. O segundo é de fato a oportunidade que um evento como a COP30, tem de permitir que o Amapá trabalhe as políticas de longo prazo e a institucionalidade dessas políticas para que elas se consolidem, se intensifiquem e possam repercutir também nos municípios. Esse é um estado que tem 16 municípios, então eles precisam também ser dotados de capacidades de gestão territorial, de gestão ecológica, de gestão de áreas protegidas, de inclusão sócioprodutiva, para que o que está sendo feito no âmbito estadual tenha repercussão no nível territorial e na qualidade de vida das pessoas”.
Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul.
Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul.

Com presença de gestores públicos, técnicos, jovens lideranças, acadêmicos e representantes de comunidades tradicionais, o evento promoveu momentos de escuta ativa e troca de experiências.


A oficina reforça o compromisso do Amapá com a sustentabilidade e insere o estado em um processo articulado de preparação para a COP30. A meta é apresentar propostas concretas e sustentáveis que envolvam a realidade amazônica e fortaleçam a atuação do estado como um modelo de desenvolvimento aliado à preservação.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page