top of page
720X450.gif
Buscar

Amapá passa a oferecer exame de cintilografia pelo SUS e amplia rede de diagnósticos na saúde

  • svioalmd4
  • 17 de set.
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho


CINTILOGRAFIA
A cintilografia é um exame não invasivo que analisa o funcionamento de órgãos e tecidos, com uso comum em casos de câncer, doenças do coração, hormônios, rins e pulmões
A cintilografia é um exame não invasivo que analisa o funcionamento de órgãos e tecidos, com uso comum em casos de câncer, doenças do coração, hormônios, rins e pulmões

A população do Amapá passou a contar, a partir deste mês de setembro, com a oferta do exame de cintilografia na rede pública estadual de saúde. O serviço, implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), representa um avanço importante na ampliação dos diagnósticos por imagem no estado.


Antes, o exame só estava disponível por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o que exigia o deslocamento de pacientes para outros estados.


A cintilografia é um exame não invasivo que avalia o funcionamento de órgãos e tecidos do corpo, sendo amplamente utilizado em casos oncológicos, cardiológicos, endócrinos, nefrológicos e pneumológicos. A técnica é considerada essencial para acelerar diagnósticos e orientar tratamentos com maior precisão.


Mylner Fermiano, coordenador de Apoio Diagnóstico da Sesa, ressaltou que o exame é um marco para o estado.


“Esse é um momento inovador para a saúde pública do Amapá, o exame passa a ser ofertado via SUS gratuitamente, é um exame de média e alta complexidade, que a Secretaria Estadual de Saúde e o governo do estado passaram a disponibilizar para os nossos pacientes, e onde não há mais a necessidade de irem para outro estado para poder fazer esse exame. O exame de cintilografia pode ser aplicado em diferentes finalidades para investigação diagnóstica, principalmente utilizado também por pacientes oncológicos para identificar, seja um diagnóstico de uma massa tumoral, de um ponto que precisa ser investigado, ou para avaliar também se há indicadores de resíduos de algum alcance após tratamento quimioterápico, radioterápico ou até mesmo cirúrgico”.

O coordenador destacou ainda que, além da implantação da cintilografia, outro exame que o governo já está ofertando é o de ressonância magnética, considerado de alta complexidade.


“Esse é o mês de novas ofertas, nós passamos também a oferecer o exame de ressonância magnética dentro do Hospital Alberto Lima, é um exame muito solicitado para diferentes necessidades diagnósticas e de acompanhamentos clínicos e que antes fazíamos através apenas de clínicas credenciadas. Então nós aumentamos a quantidade de exames através de mais clínicas credenciadas e passamos a oferecer o exame com equipamento dentro do Hospital Alberto Lima, ou seja, dentro da história de atividade do Hospital HCAL mais de 80 anos a gente tem pela primeira vez a oferta desse exame dentro da própria unidade de saúde”.

Para fazer o exame de cintilografia, é necessária a solicitação do médico especialista e a inserção no sistema de regulação estadual, que faz o gerenciamento para a marcação do exame.


O acesso à regulação pode ser realizado via secretarias municipais de saúde, distribuídas em todos os municípios do estado, e por meio da inserção de exames no Hospital Alberto Lima. A cintilografia é realizada em clínicas credenciadas, garantindo mais agilidade nos diagnósticos e conforto aos pacientes.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page