top of page
720X450.gif
Buscar

Amapá Mais Seguro: Governador Clécio Luís fortalece o Ciodes com novas tecnologias conectadas ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública

  • svioalmd4
  • 26 de mai.
  • 4 min de leitura

Janete Carvalho

A iniciativa integra o "Amapá Mais Seguro", que fortalece a segurança com união entre forças e sociedade, além de investimentos em tecnologia, inteligência e capacitação
A iniciativa integra o "Amapá Mais Seguro", que fortalece a segurança com união entre forças e sociedade, além de investimentos em tecnologia, inteligência e capacitação

O governador Clécio Luís entregou, nesta segunda-feira, 26, um importante reforço tecnológico ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), com o objetivo de agilizar os atendimentos ao público e fortalecer a segurança no estado. Agora, 75 aparelhos celulares estarão funcionando de forma integrada e direta com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp+), auxiliando no atendimento ágil de ocorrências.


A iniciativa integra as estratégias do programa "Amapá Mais Seguro", que visa à união direta das forças de segurança pública com a sociedade, além do aparelhamento das tropas, investimentos em inteligência, tecnologia e profissionais, para manter a tranquilidade de quem vive e desenvolve o Amapá.


A plataforma nacional centraliza informações e aciona, em tempo real, policiais que estejam patrulhando em viaturas. O coordenador do Ciodes, Diego Alves, deu mais detalhes sobre como vai funcionar esse atendimento.


“Basicamente, na nossa central de despacho, no nosso vídeo, a gente visualiza onde está a ocorrência, principalmente o georreferenciado através do aparelho, a viatura já está se deslocando, muda alguma coisa na nossa central? Não. Continua atendendo pelo telefone 190, 193, que é importante para a população, eu consigo despachar a minha viatura pelo rádio, só que eu vou utilizar uma ferramenta que está aplicada dentro da viatura. O despachante consegue visualizar onde está a viatura, facilita o quê? O despachante está vendo em tempo real onde aquela viatura está, eu consigo também interagir, e principalmente isso nos ajuda muito nas atividades do bombeiro e da PM onde está geolocalizada aquela vítima, facilita o nosso serviço integrar 75 aparelhos eu consigo mostrar eficiência em tempo real da viatura sendo cadastrada no 190”.

O governador Clécio Luís reforçou que a iniciativa integra as estratégias do programa "Amapá Mais Seguro", que visa à união direta das forças de segurança pública com a sociedade. Na ocasião, ele anunciou a despedida do secretário de Justiça e Segurança Pública, José Neto, aprovado em concurso público para juiz no estado do Ceará.


“O Amapá mais seguro contempla todas as forças e apresenta métodos, números os equipamentos que estão sendo usados, a exceção obviamente aqueles utilizados para a inteligência. Agora também, infelizmente para nós, estamos nos despedindo do secretário de Segurança, José Neto, que vai virar juiz de direito no estado do Ceará e a gente vai aproveitar a saída dele para apresentar alguns números também e vamos fazer uma entrega muito importante, que é de celulares com aplicativos específicos para a redundância de comunicação na segurança pública, ele vai servir para dar mais agilidade na comunicação entre as forças de segurança, ele vai somar junto com aqueles que entregamos, mais de 800 rádios digitais algumas de base fixa, base móvel, enfim, que é uma entrega de rádios, uns mais modernos. E assim, a gente vai avançando, vamos mostrar que nunca se fez tanto investimento, seja em EPIs, em equipamentos específicos, armamentos, em munição das mais variadas, em capacitação, em chamamento de pessoal, em viaturas, enfim”.

Durante a solenidade, o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Neto, fez um balanço dos 2 anos e 3 meses que esteve à frente da Sejusp. Ele agradeceu a oportunidade e ressaltou que deixa o estado com o sentimento de dever cumprido.


“Aproveito a oportunidade para agradecer imensamente a confiança que foi depositada em mim pelo governador do Clécio pelos dois anos e três meses de maior desafio. Mas eu acho que o fechamento é muito positivo, nós deixamos a segurança pública em condições bem melhores do que nós encontramos na época, seguindo a política do governador Clécio de enfrentamento das organizações criminosas, nós pautamos as nossas ações para darmos melhores condições para as nossas equipes, e focar no objetivo que é apresentar uma segurança pública melhor para as nossa população, tenho certeza que hoje, não só pelos dados, mas pela própria sensação comparando 2022 com esse mesmo período de 2025, nós tivemos uma redução de mais de 60% das vezes de roubo. Eu tenho certeza que nunca se houve tantos investimentos em segurança pública, o governador Clécio fez um compromisso de manter os investimentos que eram feitos pela gestão anterior, mas ele não só manteve, ele aumentou de uma forma muito expressiva esses investimentos”.

Os dados apresentados mostraram que a gestão, em 2023, iniciou com um dos piores cenários de violência do país, o que foi revertido com investimentos, integração, tecnologia, capacitação e novas convocações. Como resultado, em 2024, houve redução significativa nas taxas de criminalidade, com uma diminuição de cerca de 19% no número de homicídios no Amapá em 2025.


Os investimentos na segurança, entre 2023 e 2024, somam mais de R$ 1 bilhão. Destacam-se ainda a redução de crimes patrimoniais em 2024, comparados a 2023.


O relatório mostra que o Amapá teve o reconhecimento do Ministério da Justiça como exemplo de gestão eficaz no enfrentamento ao crime organizado, aplicação eficiente de recursos federais, entrega de equipamentos e viaturas, além de avanços no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page