Amapá lança aplicativo para o monitoramento e combate da vassoura-de-bruxa
- svioalmd4
- 3 de out.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Na sexta-feira (3), o Governo do Amapá lançou o Guardião Rural, aplicativo desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap) para o monitoramento e combate à praga Vassoura-de-Bruxa da mandioca. A ferramenta digital oferece suporte direto a agricultores, extensionistas e gestores do setor produtivo
Com registros recentes no Brasil e identificada primeiro no Amapá, a vassoura-de-bruxa apresenta alto potencial destrutivo, podendo comprometer totalmente a produção de mandioca nas áreas atingidas. No estado, oito municípios já foram afetados e recebem ações de controle e prevenção por meio da extensão rural.
De acordo com o diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, o aplicativo ajudará na busca ativa, no mapeamento e no desenvolvimento de políticas públicas.
“O Governo do Amapá, através do Rurap, lança uma importante ferramenta digital, hoje por nome do Guardião Rural, onde irá auxiliar agricultores e agricultoras, extensionistas e gestores do setor produtivo, com o objetivo do enfrentamento da combate fitossanitário da mandioca no Amapá da doença da mandioca. E esse aplicativo irá auxiliar nossos técnicos a fazer busca ativa, fazer mapeamento territorial de regiões afetadas pela doença da vassoura de bruxa, e também incluir esses atores em uma política pública, do governo federal, do governo do estado e município. Esse aplicativo é uma ferramenta que será utilizada para o acompanhamento do combate da vassoura-de-bruxa, mas ele irá passar por aperfeiçoamentos para fazer a gestão territorial no setor rural, entre outras atividades executadas pelo governo do estado”, explicou Vaz.
Para o extensionista rural e engenheiro agrônomo Caio Oliveira, o aplicativo possibilitará diagnósticos iniciais mais precisos e eficientes, que incluirão o produtor, se necessário, em programas estaduais ou federais de assistência.
“Agora com essa ação do lançamento do aplicativo Guardião, ele busca poder fazer um controle das áreas atingidas para, daí, haver o direcionamento da política pública para chegar realmente aonde nós temos o agricultor afetado. Com o aplicativo em uso, nós teremos a localização dos agricultores atingidos e a dimensão do problema, a velocidade da dispersão. E assim poder, através dos braços do governo do estado, com o Rurap, com a Secretaria de Desenvolvimento Rural Diagro, Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Incra, Embrapa, conseguir chegar e fazer o melhor atendimento a esse agricultor”.
O Guardião Rural pode ser acessado em celulares com sistema Android ou pela web. Além da plataforma, o Governo do Estado fornece kits de alimentação para agricultores afetados e, junto à Embrapa, busca informações e realiza pesquisas avançadas de troca de DNA de plantas para encontrar uma variedade tolerante e resistente à doença.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários