Amapá inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório em gestantes e recém-nascidos
- svioalmd4
- há 6 dias
- 3 min de leitura
Jamile Moreira

O Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira (9) a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em gestantes e recém-nascidos. O estado recebeu 3,4 mil doses da vacina, que visam prevenir formas graves de infecções respiratórias em crianças de até seis meses, garantindo proteção desde a gestação.
No estado, a expectativa é vacinar 12.867 gestantes. As doses começam a ser distribuídas aos municípios ao longo da semana, com previsão de início das campanhas locais ainda nos próximos dias. De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde (SVS/AP), Claudia Pimentel, a estratégia reforça o cuidado materno-infantil e amplia a proteção do bebê logo após o nascimento.
"Hoje o estado do Amapá inicia a sua vacinação contra a bronquiolite, o vírus sincicial respiratório. É uma doença muito grave e que acomete principalmente crianças menores de dois anos. e o que é importante dizer para a gestante, a partir de 28 semanas em diante, pode procurar a unidade de saúde mais próximo da sua casa e realizar a sua vacina, porque você vai conferir anticorpos e imunidade para o seu bebê e aí sim livrar ele das doenças respiratórias mais graves que temos, inclusive a bronquiolite. Gente, é uma vacina espetacular. Espero que todo mundo faça a adesão, que as gestantes possam procurar os serviços de saúde, tomar essa vacina que é um ganho gigante, uma vitória do SUS, que antes só tinha em rede particular muito cara por sinal e hoje o SUS está ofertando para todas as gestantes do estado do Amapá", destacou.
Maria Denise foi a primeira gestante a receber a vacina na Maternidade Mãe Luzia. Grávida de gêmeos, ela aguardava ansiosa para garantir a imunidade para ela e seus bebês.
“Estamos aqui aguardando a vacina, fui uma das contempladas, a primeira a ser vacinada aqui. Eu e mais duas grávidas. Essa vacina, com certeza, é muito importante, tanto para mim quanto para os meus bebês. Estou grávida de gêmeos, uma surpresa para toda a nossa família. Estamos muito felizes e com certeza, isso vai me ajudar futuramente para eles”, disse a futura mamãe.
A biomédica Jéssica Cordeiro também recebeu a vacina. Profissional da saúde e da maternidade, ela sabe da importância da imunização e faz questão de manter a caderneta de vacinação atualizada.
“Eu estou gestante de 36 semanas e estava bem ansiosa para tomar essa vacina. Inclusive, cheguei a pesquisar na rede privada, encontrei R$ 1.900 e o mais barato foi R$ 1.200 e alguma coisa, isso porque era na Black Friday. Aí, quando foi anunciado que chegaria ao fundo, eu fiquei bem ansiosa. O filho da minha prima que mora no Pará ele teve a infecção da bronquiolite, passou dias internado e eu sei o sofrimento que ela passou então eu estava bem ansiosa para tomar essa vacina, sei a importância da imunização, eu sou uma pessoa que eu sou muito consciente com a relação a vacina, meu calendário de vacina”, explicou.
A vacinação segue o calendário programado pelo Estado e deve ser ofertada gratuitamente nas unidades de saúde municipais. Gestantes devem procurar o atendimento com documento de identificação e cartão de pré-natal.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários