Amapá entra no mapa do turismo global com Programa Novas Rotas da Embratur
- svioalmd4
- 18 de jul.
- 3 min de leitura
Jamile Moreira

O Amapá é o mais novo estado brasileiro a integrar o Programa Novas Rotas da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que busca inserir estados com grande potencial turístico no mapa do turismo global. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira, 18, no Palácio do Setentrião, que reuniu autoridades e o trade turístico do estado.
Durante o lançamento do programa, o governador Clécio Luís falou que a inclusão do estado nas rotas globais significa mais negócios, emprego e renda, por meio do potencial turístico do estado.
“Hoje é uma continuidade de um trabalho que já vem há algum tempo, mas agora está sendo feito aqui. Agora a gente vai tratar das rotas, especificamente, as rotas que vão gerar produtos, gerar negócios turísticos, que geram emprego, que geram renda, que atraem turistas, que vão ocupar nossos hotéis, que vão comer nos nossos restaurantes, provar o melhor peixe do mundo, o melhor açaí do mundo, que vão conhecer o Marco Zero do Equador, o Rio Amazonas, as nossas tradições indígenas negras, ribeirinhas, enfim. É uma política de ganha-ganha progressiva que nos interessa muito”, declarou Clécio.
No Amapá, o presidente nacional da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que vê no estado um grande potencial natural e, nessa diversidade, a oportunidade de incluir o Amapá no circuito mundial por meio das capacitações e ferramentas disponibilizadas pelo programa.
“O Amapá com essa potencialidade de pesca, de natureza na Amazônia Negra que uma especificidade pode entrar no circuito mundial. O Brasil é um país muito diverso e o grande desafio é mostrar tanta diversidade pro mundo então isso que a gente está buscando. Hoje é um trabalho de capacitação que é outra coisa muito importante. A equipe da Embratur está aqui e vai ser um dia inteiro de capacitações em três pontos, já pensando nessa ampliação internacional. Que é a inovação, que é a inteligência de dados e sustentabilidade”, explicou Freixo.
Para a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, a inclusão do Amapá no programa Novas Rotas possibilita que os turistas do mundo inteiro conheçam o estado além do turismo de eventos e entretenimento.
“Nós estamos deixando de ser reconhecidos como entretenimento, como lazer, como festa. Estamos de fato sendo reconhecidos como um segmento forte, vetor de desenvolvimento econômico. E agora, neste momento, não só como uma atividade econômica, mas sim, trazendo mais oportunidades. E esse é um momento histórico, porque nós temos aqui a presença do presidente da Embratur, a presença do governo federal, fortemente trabalhando conosco. o programa Novas Rotas, vai promover nossa cultura, sustentabilidade, inovação. São estratégias do plano de março, são estratégias do plano Novas Rotas e isso só fortalece”.
Leandria Gomes, presidente da Associação de Guarda-Parques, passará pela capacitação. Para ela, é fundamental receber a formação, já que eles trabalham não só com o turismo, mas também com a educação ambiental, levando ao turista uma nova visão do meio ambiente, da preservação e da conservação.
“Vendo o turismo alcançar as rotas hoje, nós sendo beneficiados com essa rota é de extrema importância, visto que nós temos guarda parques, trabalhamos com o turismo de base comunitária, estamos diretamente ligados com esse turista para que ele seja inserido na comunidade, tenha uma vivência, uma experiência única, e o Estado do Amapá está oportunizando a gente para estar aqui hoje nos capacitando e para levar conhecimento para os guarda parques para que seja um trabalho mais enriquecedor para o turismo”.
O programa também conta com uma plataforma online de ensino a distância, além de incluir os destinos emergentes nas ferramentas de promoção internacional da Embratur, de acordo com a maturidade e o perfil de cada localidade.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários