Amapá destaca projeto "Superfácil das Águas" durante a COP30
- Jolinda Ferreira
- há 23 minutos
- 2 min de leitura
Áudio: Jolinda Martel

Presente na Cop30, o Sistema integrado de atendimento ao Cidadão- (Siac) Superfácil levou para o estande do governo do Amapá nesta segunda-feira (17), o projeto " Superfácil das Águas" trabalho desenvolvido para levar cidadania às comunidades ribeirinhas do estado.
Renata Apóstolo diretora geral do Siac-Superfacil participou como palestrante e destacou a importância de aproximar serviços públicos das populações que vivem em áreas de difícil acesso, garantindo inclusão social e fortalecendo políticas públicas voltadas para a Amazônia.
"Estamos aqui com uma equipe de técnicos e vamos apresentar para o mundo, para quem estiver aqui, um documentário onde esse narra a trajetória de três edições que já realizamos esse ano, que junto somam mais de 16 mil atendimentos. E aí com essa apresentação a gente apresenta também para os outros estados brasileiros e para quem quiser entender como é que se faz uma política de ponta que saia da capital e chegue na casa das pessoas, no porto das pessoas, naquele rio, naquela casa que está lá historicamente isolada em razão dos rios".
Durante a apresentação, Renata detalhou as ações realizadas pela equipe nas viagens da embarcação, que oferece serviços essenciais como emissão de documentos, atendimentos jurídicos, orientações sociais e outros serviços voltados à garantia de direitos.
"Nós trouxemos uma réplica nos mesmos moldes do barco que está hoje transitando nos rios do Amapá para mostrar para a sociedade que é possível adaptar. Esse barco tem central de ar dentro, tem tecnologia, tem sistema elétrico, onde os computadores estão conectados e lá a gente realiza o atendimento. Então, tudo isso é possível ver aqui na nossa réplica e também no nosso documentário que vamos apresentar".

O Superfácil das Águas na COP30 evidencia o compromisso do Amapá em compartilhar iniciativas que unem inovação social e respeito às realidades amazônicas, o projeto segue se fortalecendo para alcançar ainda mais comunidades, ampliando o acesso a serviços essenciais e contribuindo para um modelo de desenvolvimento que coloca as pessoas no centro das políticas públicas.
Texto: Janete Carvalho
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
