top of page
720X450.gif
Buscar

Amapá aposta R$ 4 milhões em startups com o Tecnova III

  • svioalmd4
  • 3 de out.
  • 2 min de leitura

Jamile Moreira


O evento dá início à implementação de 10 projetos empresariais inovadores, escolhidos por meio de Chamada Pública
O evento dá início à implementação de 10 projetos empresariais inovadores, escolhidos por meio de Chamada Pública

O Governo do Amapá formalizou, nesta quinta-feira, 2, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a assinatura dos Termos de Outorga do Programa Tecnova III, ação que impulsiona a inovação e o empreendedorismo tecnológico no estado.


Coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), o evento marca o início da execução de 10 projetos empresariais inovadores, selecionados por meio de Chamada Pública. De acordo com Gutemberg Silva, diretor-presidente da Fapeap, a outorga simboliza o crescimento de empresas amapaenses que trabalham com soluções inovadoras.


“É importante esse dia que ele celebra mais um passo na ampliação do nosso investimento em inovação no Amapá. O Tecnova enfoca a empresa que tem a inovação dentro do seu pilar maior de todo o rol que trabalha as empresas. Foram dez empresas selecionadas, empresas que já têm maturidade e que agora precisam ganhar robustez, ganhar musculatura. E para isso haverá um financiamento que é dividido em três elementos essenciais. Esse é um movimento do governo federal junto com o governo do Amapá para trazer mais inovação para o Brasil e aqui especialmente para o caso das empresas amapaenses”, explicou Gutemberg.

O programa destina quase R$ 4 milhões ao fortalecimento de startups locais, estimulando a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de soluções tecnológicas com impacto direto na economia amapaense. Para o presidente da Associação de Startups, Lindomar Góes, o investimento consolida o Amapá como o estado que mais avança em inovação.


“O TecNova é uma parceria do governo do Amapá com a Finep, são 4 milhões para ser investido em 10 startups, então são startups que já estão em escala, já estão em operação, já estão vendendo, então esse recurso vai servir para essa startup começar a ter uma escala nacional e, quem sabe, uma escala internacional. É um recurso que envolve recursos, mas envolve também treinamento, envolve aceleração para essa startup alcançar outros patamares aí no mercado. O Amapá saiu do último lugar do ranking de inovação para a 16ª posição, é o estado que mais avança em inovação. A gente saiu de 41 startups para 210 agora”, contou Lindomar.

Uma das empresas beneficiadas pelo Tecnova é a Bactolac, uma empresa de tecnologia focada no agronegócio, com ênfase na piscicultura. O CEO da empresa, Antônio Carlos Souza, disse que o fomento possibilita alcançar novos mercados no país.


“Um momento como esse, no edital do Tecnova, que é um edital de fomento, ele é excepcionalmente importante para acelerar esses negócios que já faturam, porque o objetivo do edital, na verdade, são empresas já com maturidade, para que a gente acelere e melhore tanto a conversão dos nossos clientes como ganhando cada vez mais mercado no Brasil. A Bactolac desenvolveu um sistema de automação em especial para áreas que têm segurança hídrica, aquele lugar que quer criar peixe e não tem água disponível, agora é possível criar peixe com a nossa tecnologia”, disse Antônio.

A cerimônia contou com a presença de representantes de empresas, universidades, investidores e instituições parceiras.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page