1º Encontro das Setoriais de Cultura do Amapá inicia debates para fortalecimento do setor
- svioalmd4
- 22 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mar.
Sávio Almeida

O Governo do Estado iniciou nesta sexta-feira, 21, o 1º Encontro das Setoriais de Cultura do Amapá, que segue até o domingo, 23, com o objetivo de debater propostas e fortalecer as políticas públicas para o setor. A abertura oficial do evento aconteceu no auditório do Ceta Ecotel, na Fazendinha, em Macapá.
A programação reúne delegados eleitos que representam os segmentos culturais nos municípios, territórios indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas, além de gestores municipais de cultura e representantes de entidades e instituições culturais.
O vice-governador, Teles Junior, ressaltou o papel do governo estadual como principal incentivador das atividades culturais no Amapá, destacando o compromisso com a democratização do acesso e o apoio a diversos segmentos.
"O fomentador da cultura do Amapá é o governo do Amapá. Nenhuma outra instituição pública, nem federal, nem municipal, ou qualquer que esteja, ou privada, financia mais a cultura que o governo do Amapá. Tentando contemplar todos os segmentos, e você testemunha disso, tentando democratizar o acesso, desde a cultura gospel, ao marabaixo, às culturas religiosas, todos os contemplados, e alguma atividade que as instituições desenvolvem. E isso é decisão política."
Ao longo dos dias em que os trabalhos serão desenvolvidos, a secretária de Cultura, Clícia Di Micelli, destacou a estrutura disponibilizada pelo governo para garantir um ambiente adequado aos fazedores de cultura e o bom andamento das discussões.
"É uma força-tarefa para garantir o êxito do evento, né? No debate, na qualidade do debate, mas no acolhimento. Todo mundo está muito bem instalado na sua acomodação, está muito bem assistido nos horários das refeições, e o conforto é dos espaços de trabalho. Então, nós vamos render muito pelas condições que nós estamos garantindo aos trabalhadores da cultura que vieram construir esse momento com a gente. Mas isso não é como uma vara de condão. Isso não é um passe de mágica. Os conselheiros de cultura todos envolvidos, desde a Caravana da Gestão Cultural na Estrada que todos foram participar".
Coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e pelo Conselho Estadual de Política Cultural, o evento promove debates e, pela primeira vez, reúne os segmentos setorizados para que cada um elabore suas propostas para a construção do Plano Estadual de Cultura.
Um dos participantes, o produtor cultural Jean Duarte, destacou a evolução das políticas culturais no Brasil nas últimas duas décadas, ressaltando avanços desde o primeiro governo Lula e a importância dos encontros setoriais para fortalecer o Sistema de Cultura.
"Há 20 anos a gente vem trabalhando nessa discussão. Desde o primeiro governo do Lula, que é onde o Gilberto Gil foi ministro da Cultura, a gente vem discutindo essa política cultural. E a gente vem fazendo essa mudança. Em 2010 para cá, a gente vem mudando com a política das eleições do Conselho, a política do Plano Municipal e Plano Estadual de Cultura, a vinda do Sistema, a vinda dos editais do Governo Federal, onde passa para o Governo do Estado e Municipal, que está mudando essa política. E agora é a criação do Sistema, colocar o Sistema para funcionar. Então, esses encontros setoriais, onde a gente vai informar, onde a gente está sentindo o nosso calo, onde a gente está sentindo a nossa dor."
Comentarios