Comunicadoras do Amapá participam de articulação nacional para alinhar comunicação estratégica da COP-30
- perolapedrosa7
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Edy Wilson

Jornalistas que integram o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal participaram, na última quinta-feira, 10 de julho, em Brasília, do Workshop de Comunicação da Amazônia Brasileira. O encontro marcou o início de uma articulação estratégica para alinhar a cobertura jornalística da COP30, que será realizada em novembro, em Belém do Pará.
O objetivo do workshop foi fortalecer a comunicação sobre a crise climática e construir uma Estratégia Conjunta de Comunicação da Amazônia Brasileira para o evento global. Ao longo do dia, os participantes acompanharam painéis temáticos com representantes da ONU, sessões interativas de tira-dúvidas, debates sobre jornalismo ambiental e reuniões entre órgãos de comunicação dos estados amazônicos. A proposta foi preparar os profissionais da área para atuarem de forma integrada e comprometida com a defesa das pautas socioambientais da região.
Entre os representantes do Amapá estiveram a secretária de Estado da Comunicação, Ana Girlene, e a diretora da Rádio Difusora de Macapá, Lilian Monteiro. A presença das comunicadoras fortaleceu o papel do estado na construção de uma narrativa que valorize as realidades amazônicas, leve informação de qualidade à população e amplifique as vozes locais na COP30.
Durante o evento, Ana Girlene reforçou o compromisso do estado com uma comunicação mais propositiva e destacou a importância da participação do Amapá na articulação nacional:
“Esse é o caminho pelo qual queremos contribuir: com uma comunicação de protagonismo e fora da base comum. Fizemos o dever de casa e podemos chegar à COP-30 com pautas positivas. Precisamos sair do ambiente em que, historicamente, a comunicação na Amazônia foi marcada apenas pelo gerenciamento de crises, para avançarmos na valorização de pautas construtivas e inspiradoras", enfatizou a secretária de comunicação do Amapá, Ana Girlene.

Já a jornalista Lilian Monteiro destacou a importância de uma comunicação plural e eficiente na cobertura da COP30, com estratégias que garantam visibilidade à região, a partir da produção de notícias feitas por profissionais que conhecem a realidade amazônica:
“Hoje estamos aqui no Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, com representantes dos estados que integram a Amazônia. Estamos participando do Workshop de Comunicação da Amazônia Brasileira para criar estratégias de narrativas para a COP30. Nós, como jornalistas, temos também diversos comunicadores à frente de cargos públicos — gestores, diretores, secretários adjuntos, assessores de comunicação — e cerca de 30 profissionais envolvidos, para que as pessoas do mundo inteiro conheçam a Amazônia por meio de quem vive, trabalha e comunica a região. É fundamental falar, criar e promover estratégias de comunicação para a cobertura da COP-30”, ressaltou a diretora da Rádio Difusora de Macapá, Lilian Monteiro.
O evento foi promovido pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e da Open Society Foundations.
Comments