Talentos periféricos brilham na ExpoFavela Innovation 2025
- svioalmd4
- 18 de ago.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

Terminou neste domingo, 17, a 3ª edição da ExpoFavela Innovation Amapá 2025, realizada no Sebrae, em Macapá. O evento selecionou cinco empreendedores que representarão o estado na etapa nacional, em São Paulo.
Durante dois dias, dezenas de empreendedores de favelas, comunidades ribeirinhas, palafitas e povos indígenas tiveram a oportunidade de ampliar a visibilidade de seus negócios.
A empreendedora Sara Trindade, da Panc Tucuju, falou sobre a emoção de estar entre os selecionados e a expectativa para a etapa nacional.
"Estamos muito felizes em representar o Amapá na etapa nacional. Queremos levar a conexão com a natureza e mostrar toda a riqueza da nossa biodiversidade. Nossos produtos são à base de plantas alimentícias não convencionais, plantas que conhecemos, mas que muitas vezes são negligenciadas. A missão da Panc Tucuju é mostrar as possibilidades incríveis que essas plantas oferecem à mesa do consumidor. A expectativa para São Paulo é grande, e estamos confiantes. Nosso sonho é acreditar em nosso potencial, e a Panc Tucuju sempre teve esse potencial de conexão e de amor".
O empreendedor Francisco Soares, do Café de Açaí Faustina, comentou o significado de participar da ExpoFavela.
"Participar da ExpoFavela foi uma experiência incrível. Nosso café de açaí conquistou mais de 80% de aprovação do público durante o evento, o que demonstra que nosso produto tem grande potencial. Agradeço a Deus por nos permitir chegar até aqui e continuaremos trabalhando para expandir nosso negócio".
A presidente da Cufa Amapá, Alzira Nogueira, avaliou a terceira edição do evento:
"A ExpoFavela foi um evento maravilhoso. Além da qualidade dos empreendimentos apresentados, trouxe cultura, arte e debates importantes sobre economia na periferia, autoestima e a necessidade de fortalecer as comunidades para ampliar a participação no desenvolvimento econômico do Amapá. Estamos muito felizes, realizadas e agradecidas ao Sebrae, ao senador Randolfe Rodrigues e ao Governo do Estado, que são co-realizadores deste evento, além dos parceiros e apoiadores. Juntos, entregamos à sociedade amapaense o maior evento de periferia do estado".
Os cinco empreendedores selecionados que vão participar da etapa nacional em São Paulo, que acontece em dezembro, são:
Evelyn Melo da Silveira (Kupulatte)
Janaína Cristina Nunes Leite (Do Norte Cosméticos Veganos)
Hyrla Herondina da Silva Pereira (Sumano Ingredientes)
Pedro Aquino de Santana (Casa Sustentável)
Carmem Sara de Castro Trindade (Panc Tucuju)
O evento foi promovido pela Central Única das Favelas (Cufa Amapá), com apoio do Governo do Estado, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e demais parceiros.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários