top of page
MARCA RD_8 DECADAS.jpg
Buscar

Saúde do Amapá mantém esquema reforçado no Sambódromo durante o carnaval

  • há 9 minutos
  • 2 min de leitura

Edy Wilson Silva


SAÚDE
A rede estadual atua de forma integrada para garantir segurança e assistência à população, tanto no Sambódromo quanto nas demais programações do Carnaval em Macapá.
A rede estadual atua de forma integrada para garantir segurança e assistência à população, tanto no Sambódromo quanto nas demais programações do Carnaval em Macapá.

Durante o desfile oficial do Carnaval Amapaense, nos dias 13 e 14 deste mês, no Sambódromo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mantém um esquema especial de atendimento, com posto médico, equipes reforçadas, ambulâncias e retaguarda hospitalar para atender possíveis intercorrências ao longo dos dias de folia.


À frente da coordenação das ações, a secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, afirma que a rede estadual atua de forma integrada para garantir segurança e assistência à população, tanto no Sambódromo quanto nas demais programações do Carnaval em Macapá.


"Estamos com um posto de atendimento equipado com poltrona de estabilização, medicação e equipes reforçadas. Em cada plantão, contamos com cinco profissionais por equipe, justamente para assegurar a segurança na área da saúde aos foliões. Além disso, contamos com unidades de retaguarda, como as Unidades de Pronto Atendimento, incluindo a UPA da Zona Sul, que fica próxima ao Sambódromo, e o Hospital de Emergência, equipado com todo o aparato necessário para atender a população. A orientação é que o folião curta o carnaval com responsabilidade, para que todos permaneçam bem e seguros.”

Já o planejamento operacional das ocorrências de urgência e emergência segue protocolos técnicos definidos previamente, como explica o coordenador estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Amapá, Donato Farias, destacando que as ações são baseadas no histórico de grandes eventos realizados no estado.


“O SAMU, em conjunto com a gestão estadual, atua de forma organizada e planejada em todos os eventos de grande porte no Amapá, como as festas de fim de ano, o carnaval, as festas juninas e o Círio. Esse planejamento já faz parte da nossa rotina. No carnaval, não é diferente. Estamos atuando desde o início dos desfiles, com ambulâncias posicionadas no Sambódromo. Nosso planejamento é baseado nas estatísticas do ano anterior, considerando o número de atendimentos e o perfil epidemiológico dessas ocorrências. Entre os principais atendimentos estão os casos traumáticos, como acidentes de trânsito e ferimentos por arma branca, além das urgências clínicas, que representam a maior demanda, como picos hipertensivos, complicações em pacientes diabéticos e pessoas que apresentam mal-estar durante o desfile.”

Com atendimento estruturado no Sambódromo e suporte ampliado em toda a rede estadual, a Secretaria de Estado da Saúde e o SAMU buscam assegurar resposta rápida e assistência integral aos foliões durante o Carnaval Amapaense.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page