top of page
MARCA RD_8 DECADAS.jpg
Buscar

Carnaval 2026: Amapá reforça segurança e detalha plano estratégico para folia carnavalesca

  • há 50 minutos
  • 3 min de leitura

Janete Carvalho


CARNAVAL SEGURANÇA
O governador Clécio Luís apresentou o plano de segurança do Carnaval 2026, que vai cobrir desfiles, blocos e festas nos municípios, garantindo organização, monitoramento e resposta rápida a incidentes
O governador Clécio Luís apresentou o plano de segurança do Carnaval 2026, que vai cobrir desfiles, blocos e festas nos municípios, garantindo organização, monitoramento e resposta rápida a incidentes

O governador do Amapá, Clécio Luís, apresentou nesta quinta-feira (12) à imprensa o plano estratégico de segurança pública para o Carnaval 2026. A operação abrangerá os desfiles das escolas de samba, o bloco A Banda, o Circuito de Blocos e as festividades nos municípios, garantindo organização, monitoramento constante e resposta rápida a qualquer ocorrência durante os eventos.


Durante a coletiva, Clécio destacou que o plano foi elaborado de forma integrada, com reforço no efetivo, uso de tecnologia e ações preventivas, garantindo segurança e tranquilidade durante o Carnaval em todo o estado.


“Nós temos uma ferramenta que é a melhor do Brasil para fazer essa integração, tanto presencial quanto virtual, estou falando da carreta da segurança pública, onde lá dentro estão todos os operadores da polícia militar, polícia civil, bombeiro, da polícia científica, do Iapen, Detran, da Polícia Civil, da Delegacia Geral de Polícia, da SEJUSP, com tudo que há de mais moderno e tecnológico, com câmeras que identificam movimentos por inteligência artificial, são 19 câmeras com um raio de alcance muito grande, que vai cobrir toda essa área com as 39 câmeras que conseguem identificar movimentação de calor, com inteligência artificial, movimentos e procedimentos que não são normais para que a polícia possa agir imediatamente, 15 drones fazendo cobertura de cada palmo desses grandes eventos, aqui no Sambódromo muito especialmente mas em todos os lugares onde tiver aglomeração e eventos do calendário do Carnaval”.

A Polícia Civil fará parte do esquema de segurança, operando na Central de Monitoramento para reforçar investigações e dar suporte às ocorrências durante o evento
A Polícia Civil fará parte do esquema de segurança, operando na Central de Monitoramento para reforçar investigações e dar suporte às ocorrências durante o evento

Integrada ao esquema de segurança, a Polícia Civil atuará na Central de Monitoramento, reforçando o trabalho de investigação e apoio às ocorrências durante o evento, como destacou o delegado-geral de polícia, Daniel Marsilli.


“A gente vai ter um atendimento ao registro de ocorrência de uma forma repressiva, que é a atribuição da Polícia Judiciária, se o cidadão ou a cidadã tiver algum tipo de ocorrência, furto, alguma situação dessa, a gente vai estar com um box de registro de ocorrência da Polícia Civil. Além disso, a gente também vai ter um núcleo específico de acolhimento a vítimas de violência doméstica, a vítimas mulheres de violência, com o registro de ocorrência, com o acolhimento e também com a medida protetiva de urgência sendo realizada aqui no local de Sambódromo”.

Para a empreendedora Silvana Santana do Santos, o reforço na segurança traz mais tranquilidade para quem trabalha e para o público, garantindo um Carnaval mais organizado e seguro.


“Eu me senti muito feliz quando eu escutei que ia ter bastante segurança, como todo ano tem, mas acho que esse ano vai ser melhor. Para nós que somos empreendemos é muito bom, como também para o público que vem para cá, porque não vão correr risco nenhum e para nós que somos empreendedores, muito mais”.

A estrutura mobilizará mais de 1,5 mil agentes, reforçando os investimentos do Governo do Amapá e a integração das forças de segurança. A ampliação de tecnologia, equipamentos e efetivo consolida uma política permanente de modernização e proteção da população durante os grandes eventos.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 
bottom of page