Projeto Reconhecer é Parte de Ser fortalece direitos de pessoas trans no Amapá
- svioalmd4
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Brenda Soares*

Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) realiza, nesta quinta-feira (29), a 5ª edição do projeto “Reconhecer é Parte de Ser”, que oferece serviços e orientações voltados a pessoas trans, travestis, transexuais (homens e mulheres trans) e não-binárias — indivíduos que não se identificam com um gênero exclusivo.
A ação tem como objetivo assegurar às pessoas trans o direito de retificar nome e gênero em seus documentos, para que sejam reconhecidas oficialmente por sua identidade de gênero.
Durante a programação, serão oferecidos serviços de vacinação e testes rápidos, além de inscrição e atualização do Cadastro Único. Entre os parceiros da iniciativa, o Senai disponibilizará ao público-alvo inscrições gratuitas em cursos profissionalizantes, com o objetivo de promover a qualificação, a inclusão no mercado de trabalho e o fortalecimento da autonomia econômica das pessoas atendidas.
O projeto proporciona às pessoas trans a retificação gratuita do prenome e do gênero na Certidão de Nascimento, além da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional e do RG Social.
A programação marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de Janeiro, e acontece na sede administrativa da Defensoria Pública do Estado do Amapá, na Rua Eliezer Levy, 1157, a partir das 15h.
*Estagiária sob supervisão
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários