Projeto oferece cursos gratuitos a moradores de residenciais em Macapá
- svioalmd4
- 26 de set.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

O Governo do Amapá lançou, na quinta-feira (25), o projeto Trabalho e Ação, que oferece 1.275 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para moradores dos residenciais Macapaba, Nelson dos Anjos e Vila dos Oliveiras, em Macapá. A aula inaugural foi realizada no Residencial Vila dos Oliveiras, na Zona Sul da capital.
O vice-governador do Amapá, Antônio Telles Júnior, destacou a importância da ação para fortalecer a cidadania e gerar novas perspectivas de trabalho e renda.
"A ideia desse projeto é criar uma renda extra para essas famílias a partir da absorção de algumas habilidades. Nesse caso aqui, é um projeto voltado para a área de artesanato, mas também vai ter formação na área de manicure, pedicure, corte de cabelo, que já têm carência no mercado local. Elas foram agraciadas com a habitação, foram agraciadas com os equipamentos públicos aqui, com a escola, a creche, enfim, toda a infraestrutura, e também agora agraciadas com a formação técnica para que possam entrar no mercado de trabalho. Então você vê a política pública se completando em várias dimensões, desde a educação até a empregabilidade”.

A secretária-adjunta de Estado da Habitação, Rozana Duarte, explicou que a proposta amplia a inclusão e também funciona como alternativa de apoio social.
"Então, é ofertar 1.275 vagas para os moradores dos residenciais Vila dos Oliveiras, Nelson dos Anjos e Macapaba. E também nós estendemos para o entorno de cada residencial, para que possa atender as pessoas que não sejam apenas moradores do residencial. Hoje, o que nós mais recebemos nos nossos plantões sociais são mulheres com crise de ansiedade, depressão. Então, pensando nisso, o Governo do Estado está ofertando esse tipo de oficina, de cursos, para que elas possam também passar o tempo, vender e, ao mesmo tempo, terem uma terapia para si”.

Moradora do Residencial Vila dos Oliveiras, Ângela Passos comemorou a oportunidade e contou que se inscreveu em três capacitações.
"Me inscrevi em três cursos. Design de sobrancelha, cuidador infantil e decoração de festas. Esse curso é muito bom. Quero agradecer ao Governo do Estado por ter trazido esses cursos para cá. São 17 cursos onde nós vamos poder aprender e ter mais uma forma de renda, onde nós vamos poder ter a possibilidade de ganhar um dinheiro a mais."
Os cursos contemplam áreas como beleza, artesanato, confecção, eventos e empreendedorismo criativo, em parceria entre as Secretarias de Estado do Trabalho, Empreendedorismo e Emprego (Sete) e da Habitação (Sehab).
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários