Programa Atena amplia participação feminina em operações de segurança pública no Estado
- svioalmd4
- há 40 minutos
- 2 min de leitura
Brenda Soares*

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lançou, na manhã desta terça-feira (12), o Programa Atena, iniciativa voltada ao aprimoramento técnico e operacional de mulheres que atuam na segurança pública.
O investimento na capacitação feminina faz parte de um conjunto de ações do governo do estado voltadas à redução dos índices de criminalidade, segundo o secretário adjunto da Sejusp, Felipe Vieira.
“A gente teve os maiores investimentos, aqui são de armamentos, coletes balísticos, viaturas, para que possamos fazer um enfrentamento adequado à criminalidade aqui no estado. E graças a essa junção de investimentos e equipamentos, qualificações, novos chamamentos de concurso público, a gente conseguiu reduzir os crimes violentos e letais e intencionais do Estado”.
Para a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos, o curso é também uma forma de valorizar as mulheres que atuam nas estruturas de segurança pública.
“O curso Atena vem para oportunizar mulheres a se qualificarem para que elas também consigam chegar em altos níveis, um curso tático, operacional, é o curso de elite mesmo. Então, aqui a segurança pública vem junto com o governo do Estado, com a Secretaria de Política para Mulheres que se torna parceiro nesse momento, que é muito importante, e oportunizar mulheres é para que elas alcem altos cargos, cargos de liderança mesmo na segurança pública”.
Para a soldada da Polícia Militar e aluna do Projeto Atena, Ayla Sabrina, a expectativa é de que o curso possa aperfeiçoar e dar visibilidade ao trabalho que é realizado pelas mulheres que atuam diretamente com a segurança da população.
“A gente está com uma expectativa muito alta, porque o que vai acontecer aqui a partir de hoje é histórico. Em nenhum momento no Brasil inteiro a gente teve um curso técnico-operacional voltado para mulheres da segurança pública, somente para mulheres da segurança pública. Então, a gente espera e a gente sabe que a coordenação preparou um curso muito intensivo. E assim, com tudo que eles puderam fazer pela gente, de trazer um bom material, um bom instrutor, uma carga horária excelente, com certeza isso vai acontecer a partir de agora”.

Com foco no fortalecimento da atuação feminina em operações de alta complexidade, o programa oferece uma formação completa, prática e especializada. A capacitação é estruturada em quatro módulos de 10 dias cada, sendo obrigatória a conclusão de cada etapa para avançar à seguinte.
A primeira turma é composta por 30 alunas, e as participantes terão acesso a conteúdos essenciais para o desempenho operacional.
*Estagiária sob supervisão
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários