Janete Carvalho
A Polícia Científica do Amapá (Politec) realiza o serviço de emissão emergencial de carteira de identidade da primeira e segunda via, para casos de viagem, motivos de doença, concursos públicos, matrículas, entre outras situações que necessitem de comprovação de emergência. Luigino Moro, diretor do Departamento de Identificação da Polícia Científica do Amapá, ressaltou que após a solicitação será analisada a necessidade da emissão do documento.
“Nós estamos no processo da implantação da nova identidade e agora nós tivemos uma paralisação, só estamos atendendo as carteiras emergenciais, aquele fluxo normal parou, o Super Fácil está parado, nós estamos nesse momento atendendo aqueles casos de necessidade das pessoas, seja ela necessidade médica, seja de viagem, recadastramento também do governo. É um caso que se enquadra na emergencial, esses atendimentos são feitos de forma online, a pessoa vai lá no site do governo, na parte de serviço, faz o seu agendamento, que passa pela análise, a gente vai atender na medida do possível, se realmente existe essa necessidade”, destacou.
O diretor explicou ainda que serviço o está restrito em decorrência da implantação do novo sistema da identidade digital.
“Esses serviços vão ser paralisados justamente para a implantação da nova plataforma, a mudança de banco de dados, então vai haver essa paralisação desses dias, do dia 6 até o dia 14. No dia 15, a Polícia Científica, juntamente com a rede de Super Fácil, já vai fazer o lançamento da nova identidade, que é a nova SIN, a nova Carteira Nacional de Identidade, vai ser feito, a princípio, na Polícia Científica e no Super Fácil Centro. Essas duas unidades, no dia 15, vão estar aptas a emitir o novo documento de identidade, e a cada dois dias, as outras unidades vão abrindo gradativamente até todas as unidades de atendimento estarem já emitindo a nova identidade, tanto no formato físico quanto no digital”, explicou.
Nos casos considerados de urgência para obtenção da carteira de identidade, deve ser apresentado atestados médicos, cartas de convocação, boletins de ocorrência, em casos de saúde e viagem onde o requerente necessite de um acompanhante, este também será considerado urgência.
O atendimento emergencial segue até o dia 5 de julho no prédio da polícia científica do Amapá, na Zona Norte, das 8h às 13h, é necessário levar duas fotos 3x4 certidão de nascimento e comprovante de residência, também é possível agendar de forma on-line, através do portal de serviços: atendimento.portal.ap.gov.br.
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