top of page

Pesquisadores do Amapá poderão ter financiamento de bolsas de produtividade ampliado

Jamille Moreira


DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado tem o potencial de triplicar a quantidade de cientistas com acesso ao financiamento
Governo do Estado tem o potencial de triplicar a quantidade de cientistas com acesso ao financiamento

Para fortalecer os investimentos em ciência e tecnologia, pesquisadores do Amapá poderão ter o financiamento das Bolsas de Produtividade em Pesquisa ampliado. A iniciativa, coordenada pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), amplia significativamente as oportunidades para pesquisadores de alto nível vinculados às instituições de ciência e tecnologia do estado.


Embora muitos pesquisadores amapaenses atinjam a excelência em suas propostas, grande parte não consegue estar na lista final de beneficiados devido à falta de recursos suficientes do Tesouro Federal para atender a todos os projetos considerados financiáveis.


Agora, a Fapeap assume um papel estratégico, complementando até 16 bolsas de produtividade, além das que serão financiadas pelo órgão federal. Atualmente, apenas 11 profissionais são pesquisadores bolsistas de produtividade no Amapá. Com esse reforço, o Governo do Estado tem o potencial de triplicar a quantidade de cientistas com acesso ao financiamento.


A divulgação do resultado provisório das bolsas do CNPq será no dia 7 de maio de 2025.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page