No Amapá, Hemoap intensifica campanha de doação de sangue antes do Carnaval
- perolapedrosa7
- há 8 minutos
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Com a proximidade do Carnaval, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) intensifica a campanha de doação de sangue para reforçar os estoques antes do período de festas. Tradicionalmente, nesta época do ano, o número de doadores voluntários diminui significativamente, o que compromete o abastecimento das unidades de saúde em todo o estado.
De acordo com o Hemoap, algumas tipagens sanguíneas já atingiram níveis críticos, acendendo o alerta para a necessidade urgente de novas doações. A situação preocupa, principalmente porque o Carnaval costuma registrar aumento na demanda por transfusões, em decorrência de acidentes e emergências hospitalares.
A campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância do gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas com uma única doação. O instituto reforça que o processo é rápido, seguro e segue todos os protocolos sanitários.
O Hemoap lembra que podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, com boa saúde, peso mínimo de 50 quilos e que estejam bem alimentadas no dia da doação. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

Além de ajudar a manter os estoques em níveis seguros, a doação de sangue é um ato de cidadania e empatia, especialmente em um período em que a solidariedade pode fazer toda a diferença para quem depende desse cuidado para sobreviver.
O Hemoap fica localizado na Av Raimundo Alvares da Costa, esquina com Jovino Dinoá, no Centro, com funcionamento das 7h30 às 12h30.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
