Operação “De Olho na Black” orienta lojistas sobre práticas corretas durante a Black Friday
- jamilemoreira6
- 12 de nov.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP) iniciou nesta terça-feira (11) a operação “De Olho na Black”, com o objetivo de orientar empreendedores sobre como participar da Black Friday de forma correta, sem infringir os direitos dos consumidores.
As ações seguem até sexta-feira (14) nos municípios de Macapá e Santana, período em que os fiscais do órgão realizam visitas aos estabelecimentos comerciais para orientar sobre práticas adequadas de promoção e publicidade.
A chefe de fiscalização do Procon-AP, Lana Silva, destacou que a iniciativa busca garantir o equilíbrio nas relações de consumo durante o período de grandes promoções.
“O Procon Amapá está trabalhando no sentido de orientar, porém o consumidor ao identificar uma irregularidade, pode procurar seus direitos, fazendo a sua reclamação, que o Procon vem constatar e fazer todos os procedimentos cabíveis”.
Durante as abordagens, o Procon orienta as empresas a divulgarem preços e promoções de maneira clara e transparente, evitando práticas enganosas que possam prejudicar o consumidor.
“Ao identificar que a publicidade está sendo enganosa já é feito o procedimento com essa empresa, os fiscais de consumo fazem a constatação, verificam a retiram da publicidade que está sendo veiculada de forma errada para que esse consumidor não venha a ser lesado, os valores promocionais que estão sendo comercializados não eximem a responsabilidade desse fornecedor com o que dispõe o Código de Defesa do Consumidor. Então, todos os produtos devem estar identificados com o valor que era praticado anteriormente e o valor promocional, para que esse consumidor identifique qual é o valor que ele está tendo de desconto”.

A Black Friday de 2025 será realizada no dia 28 de novembro, mas muitas lojas já começaram a antecipar suas campanhas para impulsionar as vendas.
A data, tradicional nos Estados Unidos desde a década de 1960, marca o início da temporada de compras de Natal, com grandes descontos no varejo após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, a Black Friday chegou em 2010, com cerca de 50 lojas online, e desde então se consolidou como uma das principais datas do comércio, tanto físico quanto digital.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários