Janete Carvalho
Rede social foi suspensa no final de agosto por decisão do ministro Alexandre de Moraes
Usuários em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e até no Amapá conseguiram acessar a plataforma via Wi-Fi, apesar do bloqueio judicial que ainda está em vigor.
A rede social foi suspensa no final de agosto por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e o retorno parcial levanta questões sobre a instabilidade do bloqueio tecnológico e a postura de Elon Musk diante das ordens judiciais.
Tecnicamente, o que está ocorrendo no Brasil é uma falha no bloqueio aplicado pelas operadoras de internet. Quando o STF determinou o bloqueio do X, o objetivo era impedir o acesso à rede social por completo, incluindo o uso de aplicativos e navegadores.
No entanto, o bloqueio não foi implementado de forma eficaz em todas as redes, permitindo que alguns usuários acessem a plataforma por meio de conexões Wi-Fi, enquanto o acesso via dados móveis continua bloqueado.
Especialistas dizem que essa instabilidade ocorre porque o sistema de bloqueio depende de cada operadora de internet, e algumas delas podem não ter aplicado as medidas corretamente ou podem estar enfrentando falhas temporárias.
Comments