top of page
Buscar

Método Canguru é tema de seminário sobre saúde e acolhimento de bebês prematuros

  • svioalmd4
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho


SEMINÁRIO

Profissionais e acadêmicos da área se reuniram no evento para debater práticas humanizadas e formas de incentivar a doação de leite
Profissionais e acadêmicos da área se reuniram no evento para debater práticas humanizadas e formas de incentivar a doação de leite

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) realizou, nesta quarta-feira (14), o 2º Seminário Estadual do Método Canguru e o 4º Seminário Estadual de Doação de Leite Humano, no auditório da Fecomércio, em Macapá. O evento reuniu profissionais e acadêmicos da área para discutir práticas humanizadas e estratégias de incentivo à doação de leite.


Durante a programação, o público presente participou de palestras e mesas-redondas com temas que abordaram desde o pré-natal até a sobrevivência neonatal, com foco em soluções acessíveis e eficazes.


Darcineyde Dias, responsável técnica pelo aleitamento na Sesa, destacou que o seminário do Método Canguru e a celebração alusiva ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano estão intimamente ligados, pois fortalecem a conscientização sobre a importância do leite materno.


“A doação de leite, é voltada principalmente para o bebê prematuro, que está na unidade neonatal, que é o que trata também o método canguru, uma tecnologia maravilhosa, criada, para proporcionar mais saúde para esses bebezinhos. Então, aliando o método Canguru a doação de leite nós conseguimos dar mais ferramentas para o bebezinho que está na UTI, que nasceu prematuro, com problemas de saúde, para ele lutar pela vida. Então, esse seminário chama os profissionais, os acadêmicos da área de saúde, para essa luta, essa sensibilização que nós precisamos trabalhar intensamente com a nossa população”.

Uma das participantes foi Vanessa de Melo, estudante do curso técnico de enfermagem do Senac. Para ela, o seminário é uma forma de abranger conhecimentos para serem colocados em prática.


“A palestra de hoje sobre maternidade, sobre leite materno é muito importante porque o nosso próximo estágio é na maternidade e a gente vai colocar em prática tudo o que a gente aprendeu na sala de aula e na teoria agora. Então, é uma coisa diferente para a gente se aprimorar aqui e levar isso mais à frente”.

O evento contou com a participação de instituições públicas, privadas e técnicos dos municípios do estado.


Elza Guerra, gerente de Atenção Básica do município de Pedra Branca, falou sobre a relevância de participar do seminário e levar o aprendizado para sua cidade.


“É importante a gente estar estimulando o aleitamento materno para aquelas mulheres que têm uma produção excessiva que se ela tiver a oportunidade que ela possa estar doando indo no banco de leite ou entrando em contato para fazer essa doação. A gente, por meio da gerência de atenção básica, que é a qual eu respondo pretende estar levando todas as orientações, atualizando nossos profissionais, para que a gente possa estar melhorando os indicadores de saúde materno-infantil e fetal dentro do nosso município”.

A programação é alusiva ao Dia Internacional do Método Canguru, celebrado na quinta-feira, 15 de maio, e ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, em 19 de maio.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page