top of page
720X450.gif
Buscar

Município de Mazagão se prepara para a Festa de São Tiago 2025

  • Foto do escritor: Jolinda Ferreira
    Jolinda Ferreira
  • 10 de jul.
  • 3 min de leitura

Edy Wilson Silva


FESTA DE SAO TIAGO

A Festa de São Tiago é um símbolo da resistência cultural e religiosa do povo mazaganense.
A Festa de São Tiago é um símbolo da resistência cultural e religiosa do povo mazaganense.

Há exatos seis dias para o início da maior festividade religiosa e cultural a céu aberto do Norte do Brasil, a Festa de São Tiago, a expectativa é a maior possível. Este ano, a celebração completa 248 anos e conta com o apoio do Governo do Amapá e da Prefeitura Municipal de Mazagão. Entre as atrações confirmadas estão o show da cantora Juliana Bonde, da banda Bonde do Forró, no dia 23 de julho, e a apresentação da aparelhagem Rubi – a nave do som – no dia 25.


A professora Ana Lídia Riboli, secretária do Instituto Cultural da Festa de São Tiago, falou sobre os preparativos intensos na vila para acolher moradores e visitantes:


"Estamos a poucos dias da realização da Festa de São Tiago, que acontece de 16 a 28 de julho. Toda a comunidade está engajada na preparação da vila para acolher os visitantes e moradores. Agradecemos o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Mazagão, fundamentais para garantir a infraestrutura desse evento grandioso. No dia 13, o translado sai para Macapá, onde visitaremos órgãos públicos e casas de conterrâneos como forma de agradecimento e reforço do convite para a festa. No dia 15, na chegada do santo, teremos um grande show com o padre João Carlos. Durante os dias 16 a 23, além da programação religiosa, teremos arraiais, bingos e atrações culturais todas as noites. Contamos com todos para fazermos, juntos, uma festa ainda mais bonita.”

Manoel Ramos da Silva Neto, membro do Conselho Pastoral Comunitário da Igreja Nossa Senhora da Assunção de Mazagão Velho, destacou a importância espiritual da festividade:


"A Festa de São Tiago é um misto de sentimentos. É a religiosidade que herdamos dos nossos antepassados, que trouxeram a tradição e a harmonia entre as famílias. O coração da festa é a parte religiosa. Sem ela, a festividade não teria sentido. Por isso, convido toda a população amapaense e todos que nos assistem para prestigiar a festa, de 16 a 28 de julho. No dia 15, o padre João Carlos fará um show de abertura com forte apelo espiritual. Esperamos por todos vocês — São Tiago os espera na porta da capela. Vale lembrar que todos os anos a festa conta com o apoio direto do Governo do Estado e da Prefeitura, que articulam desde o início do ano para garantir uma programação organizada, segura e acolhedora para os visitantes e moradores.”

Já o jovem Edgar Davi, morador do distrito e intérprete do Soldado Cristão nas encenações, falou com emoção sobre sua ligação com a festa:


"As expectativas são sempre as melhores. Quando chega julho, bate aquela ansiedade. Além da Festa de São Tiago, temos a celebração de Nossa Senhora da Piedade no início do mês. Mas São Tiago tem um lugar especial: vai de 15 a 28 de julho, com destaque para a festa das crianças, que são o futuro da nossa comunidade. Minha participação vem desde criança. É uma devoção que carrego da minha família. São Tiago representa fé, força e proteção. Convido todos vocês para participarem com a gente. Vai ser uma festa linda e vocês são nossos convidados especiais!”

A Festa de São Tiago é um símbolo da resistência cultural e religiosa do povo mazaganense. Mais do que um evento, é um ato de fé, identidade e pertencimento. A cada ano, a tradição se renova com o esforço coletivo da comunidade e o envolvimento direto do poder público. Em 2025, os 248 anos da festa prometem emocionar e marcar mais um capítulo na história viva do Amapá.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page