top of page
Buscar

Mestre Sacaca é enredo da escola de samba Mangueira para o carnaval 2026

  • svioalmd4
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Jolinda Martel


Diante da comunidade do samba, dos fazedores de cultura e movimentos tradicionais, na noite da sexta-feira, 16 de maio, o governador Clécio Luís anunciou que o Estado do Amapá estará no enredo de uma das escolas de samba mais conceituadas do Rio de Janeiro, Estação Primeira de Mangueira. Que pela primeira vez levará para a Marquês de Sapucaí, os costumes Afro-indígenas do extremo norte do país.


Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira dá início ao triênio do centenário da agremiação. E para comemorar, no carnaval 2026, vai homenagear um personagem cujo nascimento também se aproxima do centenário.




Mestre Sacaca será o enredo da escola de samba Mangueira no Carnaval de 2026.
Mestre Sacaca será o enredo da escola de samba Mangueira no Carnaval de 2026.

O Governador Clécio Luís falou sobre a importância do Estado do Amapá ser representado por um personagem cuja trajetória marcou pelo seu equilíbrio entre medicina e espiritualidade.


“A nossa honra de estar anunciando aqui que o enredo da Mangueira do carnaval do ano que vem. O enredo da Mangueira será o Amapá e esse enredo, como um novelo. ele vai sendo desvelado para falar da Amazônia amapaense, para falar da nossa ancestralidade indígena, cabocla, ribeirinha, negra, para falar da Amazônia brasileira, para falar do Brasil, para falar de cuidado e um ser como eu falei aqui na entrevista, que esteve fisicamente entre nós e que espiritualmente sempre estará entre nós, vai ser o fio condutor de toda essa história. E essa pessoa é nada mais, nada menos que Mestre Sacaca”.

O enredo tem o título “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju - O Guardião da Amazônia Negra” e vai contar a trajetória do amapaense Raimundo dos Santos Souza, que dedicou sua vida a defesa da floresta e suas tradições. Conhecido como “doutor da floresta” por usar seus conhecimentos com plantas medicinais da região amazônica para usar em tratamentos de doenças.


Raimundo Souza, filho do mestre Sacaca falou da emoção de seu pai ser homenageado pela tradicional e mais querida escola de samba do país.


“A gente sabe de todo o trabalho que meu pai fez, mas fica um pouco difícil a gente absorver isso, porque não se trata de uma outra pessoa, né? É o pai. Então fica um pouco difícil a gente falar, a gente entender, mas assim, a família está muito agradecida e nós estamos dispostos. Sobre a notícia, difícil e agradável, porque não é todo dia que acontece isso de uma pessoa ser homenageada, pra mim que é a maior escola de samba do Brasil e do mundo”.

Essa é segunda vez que o Amapá é enredo, em 2008, a Beija-Flor de Nilópolis homenageou a capital que completava 250 anos, com o samba “Macapaba: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas ao Meio do Mundo”, levando o campeonato naquele ano.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page