Mais de 600 vagas em cursos técnicos de nível médio são ofertadas pelo Ifap para 6 municípios do Amapá
- svioalmd4
- há 10 horas
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

O edital do Instituto Federal do Amapá (Ifap), que oferta 640 vagas para cursos técnicos de nível médio, foi divulgado na última quarta-feira (7). As inscrições serão realizadas de forma online, no período de 13 a 30 de maio. O processo seletivo abrange todas as unidades do Ifap, localizadas em Macapá, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Santana e Oiapoque.
De acordo com o edital, o ingresso não prevê provas. O coordenador de Processos Seletivos do Ifap, Marcos Almeida, deu detalhes sobre como vai funcionar esse critério.
“O edital é destinado àquele candidato que já possui o ensino médio e agora ele quer um curso profissionalizante. Então para você que quer entrar no mercado de trabalho, não há realização de prova. A classificação se dá pelo critério de notas do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino fundamental das disciplinas de português e matemática. Então o candidato vai acessar a página processoeletivo.ifap.edu.br e vai inserir essas notas”.
O coordenador explicou ainda que o edital prevê cotas para alunos de escolas públicas, pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência (PcD), sendo necessário comprovar a autodeclaração no ato da matrícula.
“No edital do IFAP, 50% das vagas são ofertadas a candidatos que estudaram em escola pública, são as cotas, então você que estudou todos os anos do ensino fundamental em escola pública, pode estar se inscrevendo pelas cotas, preto, pardo, indígenas, quilombolas, PCD, e você que se inscreve hoje pelas cotas, conforme a nova mudança de lei de cotas, você não concorrerá apenas à lei de cotas, mas também à ampla concorrência. Então os candidatos de escola pública têm muito mais chances de ingressar e fazer um curso aqui no Instituto Federal do Amapá”.
Conforme o edital, para se inscrever, os candidatos devem ter concluído o ensino médio até a data da matrícula (30/6 a 3/7/2025). Será necessário, ainda, inserir no sistema as notas de Língua Portuguesa e Matemática do histórico escolar, além da comprovação de renda para cotistas, autodeclaração étnica e laudo médico para PcD.
O resultado final será divulgado no dia 24 de junho de 2025. A lista de cursos inclui técnico em Administração, técnico em Comércio Exterior, técnico em Meio Ambiente, entre outros. A relação completa está disponível no edital, no site: processoseletivo.ifap.edu.br.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments