Iapen moderniza segurança com central de videomonitoramento no sistema prisional do Amapá
- svioalmd4
- 7 de out.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), apresentou na terça-feira (7) a nova central de videomonitoramento da Penitenciária Masculina, em Macapá. A estrutura já está em operação.
Coordenada pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), a iniciativa faz parte do pacote de investimentos voltados à modernização e ao reforço da segurança no sistema prisional do estado.
Cézar Delmondes, diretor em exercício do Iapen, ressaltou a importância da inovação dentro da unidade.
“Mais precisamente essa semana, nós viemos com a questão mais profunda de expandirmos essa possibilidade que atinge a nossa unidade masculina, mas a intenção é com certeza ampliar para todas as nossas unidades do Instituto de Administração Penitenciária, os pontos são estratégicos, foram mais 100 câmeras implementadas, que funcionam 24 horas, 7 dias por semana. Com essas câmeras nós vamos trabalhar tanto no processo de prevenção e observação das rotinas, sendo mais uma ferramenta de controle do interior das nossas unidades prisionais, mas também é uma ferramenta de transparência das ações que nós fazemos aqui no IAPEN, vide algumas falácias em relação a qualquer tipo de denúncia que o IAPIM pudesse estar fazendo manipulação, o que não é o caso, está aí a nossa transparência para levar a população, as autoridades, o trabalho que nós fazemos de maneira íntegra”.
O local é equipado com tecnologia de ponta, que permitirá o acompanhamento em tempo real de toda a movimentação, tanto interna quanto externa, contribuindo para a prevenção de incidentes, a fiscalização dos procedimentos operacionais padrão e o reforço da segurança preventiva.
“Nós temos equipamentos fixos e equipamentos móveis, eles são estrategicamente colocados, utilizamos esse importante artifício quando estamos tratando de estratégia de inteligência, podemos fazer o uso dele, e para além disso temos a nossa equipe de drone que faz parte também desse conjunto de observação via tecnologia, essas observações somam-se para além de inibir e coibir esse tipo de tentativa de arremesso e também de qualquer possibilidade de entrada de objetos ilícitos, uma vez que nós estamos reforçando nosso conjunto de câmeras nas entradas da nossa unidade”.
A estrutura conta com o apoio de 10 novos computadores, doados pela Delegacia Geral de Polícia Civil, que serão fundamentais para o funcionamento do sistema de videomonitoramento. Os equipamentos possuem alto desempenho e amplia o uso de softwares de análise de videomonitoramento inteligente e alertas imediatos, reforçando o trabalho das equipes de segurança.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários