Hospital Alberto Lima aposta em ações do Janeiro Branco para cuidar da saúde mental
- svioalmd4
- 21 de jan.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Nesta quarta-feira (21), o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá, realizou uma ação especial em alusão ao Janeiro Branco, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a saúde mental. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância do cuidado emocional e estimular o diálogo sobre bem-estar ao longo de todo o ano.

A atividade foi direcionada a pacientes e servidores do hospital, mas também acolheu acompanhantes e o público em geral presente. Segundo a diretora da unidade, Dayse Amorim, a proposta da ação é criar um espaço de acolhimento e reflexão dentro do ambiente hospitalar, promovendo uma pausa na rotina para estimular o equilíbrio emocional e a prática do autocuidado.
“O Janeiro Branco é muito importante, porque é o começo do ano, é o começo onde você planeja novas metas em todas as áreas da sua vida, principalmente em cuidar da sua saúde mental. E é isso que nós estamos passando, essa importância de cuidar da saúde mental, física e espiritual para todos os nossos servidores”, destacou a diretora.
Organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) do Hcal, a programação incluiu apresentações musicais, sessão de yoga, roda de conversa e outras atividades integrativas.
Ian Carlo, psicólogo responsável pelo Neps, explicou que as atividades, conduzidas por profissionais da área, têm como objetivo contribuir para a redução do estresse, o fortalecimento emocional e a promoção do bem-estar.
“É muito importante falar da saúde mental dentro do hospital, porque nós somos justamente, nós os servidores da saúde, somos servidores que, nós somos cuidadores na verdade. Seja o psicólogo, seja o enfermeiro, seja o médico, nós estamos aqui para cuidar dos pacientes, dos usuários. Mas, em contrapartida, nós também precisamos desse cuidado, precisamos ser cuidados. e esse é o momento aqui no hospital para relaxar, para convidar, não só para relaxar, mas para convidar para reflexão também dos nossos servidores, para que eles possam ter essa consciência que precisa ser cuidado também, e não só estar no papel de cuidador”, explicou o profissional.

A ação, além de reforçar o compromisso com a qualidade de vida dos servidores e da população amapaense, também reafirma a importância da construção de ambientes mais saudáveis e empáticos, dentro e fora das unidades de saúde.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários