top of page
MARCA RD_8 DECADAS.jpg
Buscar

Governador Clécio lança Programa Kit Policial e sanciona leis com foco na valorização da segurança pública

  • svioalmd4
  • 7 de jan.
  • 3 min de leitura

Jamile Moreira


KIT POLICIAL
O Amapá instituiu o Programa Kit Policial Individual e sancionou um pacote de leis estratégicas voltadas ao fortalecimento da segurança pública no estado
O Amapá instituiu o Programa Kit Policial Individual e sancionou um pacote de leis estratégicas voltadas ao fortalecimento da segurança pública no estado

O governador do Amapá, Clécio Luís, lançou nesta terça-feira (6) o Programa Kit Policial Individual e sancionou um conjunto de leis estratégicas voltadas ao fortalecimento da segurança pública no estado. A iniciativa tem como foco a modernização das corporações, a valorização dos profissionais da área e o reforço das ações de proteção à população amapaense.


O programa prevê a entrega de kits individuais compostos por pistola, carregadores e munições, que serão destinados a policiais militares que atendam aos critérios técnicos, disciplinares e administrativos estabelecidos em portaria específica. A medida amplia a segurança do policial em serviço e contribui para o fortalecimento da capacidade operacional da Polícia Militar, como explicou o governador.


“São cinco atos em uma solenidade. Primeiro, o que eu considero mais importante é o novo estatuto da Polícia Militar e do Bombeiro Militar. O novo estatuto, ou seja, a regra geral que rege todo o funcionamento dos militares no Amapá. A base deste estatuto, as novas leis orgânicas da Polícia Militar e do Bombeiro Militar. Essas leis, elas detalham melhor o funcionamento tanto da Polícia Militar quanto do Bombeiro Militar. Também, a nova lei de promoções que vale tanto para a Polícia quanto para o Bombeiro. Fizemos uma nova carreira da Polícia Militar e do Bombeiro, onde o policial se enxerga desde o momento que ele entra na Polícia até o último posto, ele consegue se planejar. Por último, vamos distribuir aqui, simbolicamente, os kits dos policiais, que é uma pistola Glock, que é simplesmente a melhor pistola do mundo, a pistola mais utilizada pelas maiores polícias do mundo. a Polícia Militar hoje está com aproximadamente 3.500 policiais. Nós temos 4.200 policiais. 200 pistolas de bloco. Temos armas suficientes para todos os militares da Polícia Militar. Claro que também nós vamos distribuir para outras forças policiais, como a Polícia Civil, como a Polícia Penal, com bombeiros, etc. Mas é para ter uma ideia da grandeza dessa entrega, fora as outras armas que compramos”, disse Clécio sobre a importância do programa.

Costa Júnior, comandante-geral da Polícia Militar
Costa Júnior, comandante-geral da Polícia Militar

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Costa Júnior, as ações representam um marco para a corporação e refletem o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública. Ele também explicou como os agentes da segurança pública poderão solicitar o kit.


“A entrega desse kit já é muito tempo esperada, é uma situação que a gente tem que avaliar. Por exemplo, o policial militar, a maioria não tem condição financeira de comprar uma arma curta, que é uma pistola ou um revólver, por exemplo, no sentido que muito possivelmente ele sai de casa sem armamento. O funcionamento básico da entrega do kit, ele tem que partir sempre da solicitação do policial militar, esse policial ele faz um documento, um requerimento que já está na própria portaria e aí ele vai e solicita para o seu comandante, o comandante avalia as situações, se ele está respondendo a algum tipo de ação penal que inviabiliza, ou se ele tem alguma prescrição psicológica ou médica do não uso da arma, isso a gente vê como uma coisa muito positiva pra nós, vai beneficiar esse policial pessoalmente porque vai aumentar a segurança dele, da família dele e no que se refere à questão operativa nós vamos ter mais policiais militares armados na rua nós vamos ter a possibilidade de ter um policiamento de início mais rápido porque ele já vai chegar no quartel já com a arma dele”.

Lucas Abrantes, soldado da PM
Lucas Abrantes, soldado da PM

O soldado Lucas Abrantes, será um dos beneficiados com a entrega do kit individual, ele destacou a importância do equipamento para o exercício da atividade policial, especialmente no enfrentamento à criminalidade e na preservação da própria vida.


“A expectativa hoje da PM é muito grande com o recebimento desses kits, visto que acompanham o movimento dos estados que já oferecem esse armamento, reforço de colete para outros policiais, e isso traz mais segurança para nós, tanto para a população, tanto para nós policiais, que vamos ter agora cada um a sua arma própria, cautelada pelo Estado”.

Entre o conjunto de leis estratégicas voltadas ao fortalecimento da segurança pública no estado está a nova tabela de ganhos reais, lei orgânica que detalha determina a estrutura, organização e funcionamento das corporações, além dos critérios para as promoções dos militares.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page