Gestores da rede estadual discutem novas diretrizes e ferramentas para aprimorar educação no Amapá
- jamilemoreira6
- há 19 minutos
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

A Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed) realizou, nesta terça-feira (11), o Encontro de Gestores da Seed: Diálogos e Planejamento em Rede, reunindo diretores, pedagogos e diretores adjuntos das escolas estaduais.
O objetivo do evento foi alinhar estratégias, fortalecer a gestão escolar e apresentar novas políticas e ferramentas voltadas à melhoria da rede pública de ensino. De acordo com Danielle Dias, secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, o encontro é um espaço de integração e construção coletiva.
“Nesse planejamento nós vamos contemplar o calendário 2026, tratar também sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) Computação, sobre estratégias para a melhoria do fluxo escolar ainda nesse final de ano, junto às escolas. Vamos também apresentar aos gestores o marco de gestão escolar, uma referência para que eles possam ainda contribuir para definir um perfil e ações que são necessárias para que a gente possa melhorar as nossas atividades e indicadores educacionais na rede. E uma novidade, vamos ter um lançamento também do diário offline para os nossos professores da rede estadual, em que os nossos docentes vão poder ter acesso a essa ferramenta a mais para melhorar, inclusive, o lançamento das notas, das frequências, e a secretária também poder acompanhar de perto como é que está esse processo de ensino nas escolas”.
O diretor da Escola estadual Santina Rioli, Damião Silva, destacou a importância do evento. Para ele, a iniciativa reforça o compromisso do governo do estado com a melhoria contínua da educação no Amapá.
“As escolas necessitam e precisam dessa participação, e o governo tem dado bastante importância para que as escolas comecem a apresentar resultados. E essa parceria tem dado muito resultado positivo para as escolas, a exemplo disso, nós saímos da prova Saeb com resultados muito bons, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. Então, nós hoje, nós estamos nos sentindo bastante próximos do governo, junto à Secretaria de Educação, para darmos uma resposta à sociedade com resultados positivos para a educação”.
Realizado de forma presencial no auditório do Sebrae-AP e transmitido virtualmente para gestores de escolas mais distantes, o encontro promoveu momentos de escuta, troca de experiências e diagnóstico para a consolidação do Marco de Gestão Escolar do Estado.
A iniciativa contou com a parceria do Centro Lemann, da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AP), reforçando o compromisso conjunto com uma educação pública de qualidade e com foco na gestão eficiente das escolas amapaenses.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
