top of page
720X450.gif
Buscar

Festividade de São Sebastião fortalece turismo religioso em Itaubal

  • perolapedrosa7
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

Edy Wilson Silva

SÃO SEBASTIÃO
As atividades reuniram fiéis, moradores e visitantes ao longo do dia.
As atividades reuniram fiéis, moradores e visitantes ao longo do dia.

Nesta terça-feira, 20, foi realizada a programação alusiva à tradicional Festividade de São Sebastião, na Vila do Carmo do Macacoari, no município de Itaubal. As atividades reuniram fiéis, moradores e visitantes ao longo do dia.


Uma das coordenadoras da festividade, Luana Borges Costa, ressaltou o significado espiritual do evento e o envolvimento da comunidade ao longo da programação.


“Estamos celebrando 116 anos da nossa festividade. Este é um momento de fé, união e paz, em que a comunidade se reúne para agradecer e renovar sua devoção. Que São Sebastião abençoe todas as pessoas e todas as famílias da nossa comunidade”, declarou.

Já Gorete Rosário Almeida destacou o caráter familiar e histórico da celebração, iniciada a partir de uma promessa feita por seu bisavô, Januário.


“Sou Gorete Rosário Almeida, bisneta de Januário, que foi quem iniciou a nossa festa ao fazer a promessa. Nossa família é devota de São Sebastião há gerações. É gratificante manter essa devoção, que representa diversas graças alcançadas ao longo do tempo. Participo dessa festividade há 61 anos, desde que nasci, e fico feliz em ver a celebração crescer e se fortalecer a cada ano”, relatou.

A presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, destacou a atuação do Governo do Amapá no fortalecimento das tradições religiosas e culturais ligadas à história do estado.


“A Festividade de São Sebastião do Carmo do Macacoari é uma tradição histórica do município de Itaubal. São 116 anos de celebração em uma comunidade que preserva a fé e a memória coletiva. O Governo do Estado do Amapá, sob a gestão do governador Clécio Luís, por meio da Fundação Marabaixo e da Secretaria Estadual de Cultura, atua no estímulo, na valorização e no fortalecimento das festividades tradicionais, que representam o resgate da fé e da tradição e fazem parte da identidade do povo negro do Estado do Amapá”, afirmou.

A comunidade se reúne para agradecer e renovar sua devoção.
A comunidade se reúne para agradecer e renovar sua devoção.

A festividade segue até o dia 31 de janeiro, com expectativa de público expressivo e reflexos positivos na economia local.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page