top of page
720X450.gif
Buscar

Dia da Alimentação Saudável reforça a importância de hábitos equilibrados para o bem-estar

  • svioalmd4
  • 16 de out.
  • 3 min de leitura

Jamile Moreira


ALIMENTAÇÃO

A data foi instituída com a intenção de estimular escolhas alimentares mais conscientes, dando preferência a alimentos naturais, regionais e com mínimo grau de processamento
A data foi instituída com a intenção de estimular escolhas alimentares mais conscientes, dando preferência a alimentos naturais, regionais e com mínimo grau de processamento

Celebrado em 16 de outubro, o Dia da Alimentação Saudável é uma data dedicada à conscientização sobre a importância de uma dieta equilibrada e nutritiva para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a adotarem escolhas alimentares mais conscientes, priorizando alimentos naturais, regionais e minimamente processados.


Manter uma alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do corpo e da mente. O consumo diário de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e proteínas de qualidade ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhorar o humor, prevenir doenças crônicas e garantir mais energia para as atividades do dia a dia.


O nutricionista esportivo e comportamental, Pablo Rodrigues, explicou que a alimentação saudável não precisa ser restritiva ou complicada, mas sim baseada em equilíbrio e variedade, respeitando a cultura alimentar e as necessidades individuais de cada pessoa.


“A gente tem uma visão, muitas pessoas têm uma visão que a alimentação saudável é aquela coisa muito utópica, muito difícil, até restritiva, muito severa. O que não é. O que a gente precisa entender é que a alimentação saudável, a base da nossa alimentação, de acordo com o Ministério da Saúde, é o arroz, o feijão, um frango grelhado, uma salada, fruta. Então não é algo difícil, não é algo que sai muito da nossa rotina e do nosso orçamento. A gente pode se adaptar a essa alimentação básica, o arroz com feijão no brasileiro, que é muito saudável. O básico bem feito funciona. Então, como eu disse ainda agora, o arroz com feijão, beber 2 litros de água, ter uma noite de sono boa, dormir bem, ter um momento de descanso, fazer uma atividade física. Então, qualquer mudança que você se proponha a fazer, que você consiga fazer e manter, vai trazer um resultado significativo.”, explicou o nutricionista.

Além disso, o mau hábito alimentar pode trazer consequências graves à saúde e levar ao desenvolvimento de doenças associadas, como diabetes, hipertensão e obesidade. Como alertou o médico clínico geral, Moisés Santos.


“A alimentação saudável funciona como um dos pilares fundamentais para a prevenção de doenças e nossa manutenção do bem-estar. Quando a gente escolhe algum alimento natural e equilibrado, a gente basicamente está cuidando de todo o nosso organismo. Há exemplos dos nutrientes das frutas, verduras e legumes que fortalecem o nosso sistema imunológico, ajudando o corpo a se defender de infecções oportunistas ou não. Os cereais, por exemplo, e as fibras que regulam o nosso intestino e contribuem para o controle do colesterol, da glicose. Enfim, cuidar da alimentação é cuidar da saúde, investir em mais energia, equilíbrio, qualidade de vida para agora e para o futuro”, garantiu o médico.

Quem decide adotar hábitos mais saudáveis não se arrepende, reduzir o consumo de ultraprocessados e aumentar a ingestão de água, já fazem grande diferença na saúde e no bem-estar como é o caso da professora Amanda Moura, que contou como teve sua vida transformada com essas pequenas mudanças na rotina.


“Adotar um estilo mais saudável de vida é bom não só para saúde física mas para saúde mental também, uma vez que alguns alimentos também influenciam a nossa saúde neural, influenciam nosso humor, influencia numa vida mais ativa, uma vida mais saudável, ajuda a combater alguns tipos de doenças. Então, realmente aquilo que falam que a gente é o que a gente come, é realmente algo que acontece na prática”, comentou Amanda.

O Dia da Alimentação Saudável é, portanto, um convite à reflexão sobre o que colocamos no prato e como essas escolhas impactam nossa qualidade de vida.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page