Curso de Formação de Sargentos reforça efetivo do Corpo de Bombeiros do Amapá
- svioalmd4
- há 4 horas
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá deu início, nesta segunda-feira (26), ao Curso de Formação de Sargentos (CFS), com a participação de 137 militares dos quadros de praças combatentes e especialistas. Ao final do treinamento, os participantes poderão ascender à graduação de 3º sargento, ampliando a qualificação e a capacidade operacional da corporação.
Durante a solenidade, a aluno-sargento Cintia Alencar afirmou que a participação no curso representa a realização de um sonho. Segundo ela, a oportunidade reforça o compromisso com a carreira militar, com mais preparo, responsabilidade e dedicação.
"É um momento muito aguardado por todos nós que posterior cinco meses de muito treinamento, capacitação vamos estar ascendendo a terceiro sargento, uma ascensão profissional que vai muito além de uma realização profissional, é uma realização pessoal. Nós aguardamos por esse momento e hoje as nossas famílias estão aqui celebrando essa grande vitória".
Arnildo Fernandes, esposo de uma das alunas do curso, destacou que a conquista representa uma vitória compartilhada por todos que acompanham a dedicação diária dos militares.
“E eu sei o quanto ela se dedicou para isso, e a corporação está oferecendo a ela, não só ela, como o grupo, todos os formando para o curso de sargento. Então isso é muito importante para nós como familiares, um momento de alegria, porque eu sei que ela é muito importante para nós e para a corporação”.
Em seu pronunciamento, Teles Júnior, representando o governador Clécio Luis, ressaltou que a formação fortalece a segurança pública, ao garantir militares mais qualificados, além de representar valorização profissional e compromisso do Estado com instituições mais preparadas.
"Esse é um curso de formação multidisciplinar, os sargentos irão fazer uma capacitação que envolve não apenas a parte física, mas também a parte intelectual. Vamos terminar isso com um trabalho de conclusão de curso. Então é muito importante para que a gente possa fazer o fortalecimento da instituição do ponto de vista do conhecimento da corporação a respeito dos desafios que ela enfrenta do ponto de vista institucional para sua ampliação, e o governador Clécio Luis vem, ao longo dos últimos anos, dado uma atenção muito especial para esse fortalecimento das forças de segurança pública. A missão do Corpo de Bombeiros requer que os soldados, os oficiais, tenham uma formação multidisciplinar, enfim, são várias áreas que acabam confluindo na atividade de fim do corpo de bombeiros. É por isso que essa instituição é tão respeitada pelo governo Amapá e sociedade, pela missão que desenvolve".
Na cerimônia, foram apresentadas as diretrizes do curso, que terá mais de mil horas/aula entre atividades teóricas, práticas e estágio operacional, conduzidas por instrutores qualificados. Desde 2023, mais de 1.109 bombeiros militares foram promovidos, reforçando a valorização profissional e o fortalecimento das instituições de segurança pública.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários