top of page

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amapá celebra 20 anos de lutas e conquistas

Janete Carvalho


CDMAP

Conselho é composto por 32 membros

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedimap) realizou na manhã desta quinta-feira (19) uma cerimônia de confraternização pelos 20 anos de fundação da entidade. O encontro teve como objetivo celebrar as lutas, resistências e conquistas em prol dos direitos das mulheres no estado do Amapá.


Alzira Nogueira, presidente do Cedimap, destacou a importância do conselho nas ações voltadas para as mulheres.


“Esse é um evento para a gente marcar o significado de uma estrutura, de uma instância como conselho, que é um conselho de políticas públicas que reúne representantes do estado, da sociedade civil no papel de debater, acompanhar e fiscalizar todo o conjunto de políticas e ações voltadas para as mulheres do nosso estado. A gente sabe que ainda tem muitos desafios, essa questão do feminicídio, da nossa luta contra o feminicídio, ela é muito presente neste momento. Nós temos uma escalada de matança de mulheres, não só no Amapá, mas no Brasil como um todo. Nós precisamos avançar no campo da cultura, das artes que contribuam para formar uma sociedade que respeite as diferenças. Esse conselho, ao longo desses 20 anos, contou com o apoio de ativistas que têm colocado suas vidas em defesa de construir essas políticas de modo a favorecer o direito à vida das mulheres aqui do Amapá”, destacou.

Adriana Ramos, secretária estadual de Políticas Públicas para Mulher do Estado do Amapá, ressaltou que as parcerias são importantes para o fortalecimento do Cedimap.


“A gente trabalha em conjunto, em conjunto com o conselho, nós somos parceiras, eu estou como conselheira também, então nosso compromisso é o compromisso de gestão através do plano de gestão do governador Clécio. Ele trouxe esse nosso compromisso enquanto governo do Estado de fortalecimento do Cedimap, e fortalecer um conselho da estrutura é qualificar, é dar voz para essas mulheres que por muito tempo passaram a não ser ouvidas. E agora a gente traz e ampara elas da melhor forma possível através do nosso líder, o governador Clécio Luís.”

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amapá é composto por 32 membros, entre titulares e suplentes, sendo 16 representantes da sociedade civil e 16 do poder público. O Cedimap tem como atribuições acompanhar, fiscalizar e monitorar principalmente as políticas públicas voltadas para a população feminina.


Durante a programação, houve acolhimento das conselheiras, entrega de brindes, apresentação dos trabalhos desenvolvidos, roda de conversa, música ao vivo e almoço.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page