Comércio em Macapá e Santana terá horários diferenciados no Natal e Ano Novo
- svioalmd4
- há 13 minutos
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Com a chegada das festas de fim de ano, o funcionamento do comércio em Macapá e Santana passa por mudanças. Para atender à maior procura típica do período, alguns estabelecimentos ampliam o horário de atendimento, conforme as Convenções Coletivas de Trabalho vigentes, para atender à demanda das festas de Natal e Ano Novo.
Outros segmentos mantêm o horário habitual ou adotam expediente reduzido, conforme orientação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio).
A entidade também definiu que, nos dias 25 de dezembro, em razão do Natal, e 1º de janeiro, pelo feriado de Ano-Novo, não haverá funcionamento do comércio varejista e atacadista, incluindo lojas de móveis e eletrodomésticos, materiais de escritório e papelaria, calçados, materiais de construção, elétricos e hidráulicos, além de estabelecimentos de gêneros alimentícios e representantes comerciais.
Horários Estendidos no Varejo e Shoppings
Para os setores de móveis, eletrodomésticos, materiais de escritório, papelaria, calçados e lojistas em geral, o funcionamento está autorizado das 08h às 22h, de segunda a domingo, durante todo o mês.
Já os Shoppings Centers e lojas de calçados situadas nesses centros comerciais operam em horário diferenciado entre os dias 15 e 23 de dezembro, funcionando das 09h às 22h.
Vésperas de Natal e Ano Novo
Nos dias 24 e 31 de dezembro, o comércio terá horários reduzidos para permitir o descanso dos trabalhadores:
Lojas de rua e Calçados: 08h às 21h.
Shoppings: 09h às 21h.
Supermercados (Macapá e Santana): 07h às 20h.
Supermercados e Serviços Essenciais
O setor de gêneros alimentícios (supermercados, mercados e minibox) em Macapá e Santana mantém funcionamento regular, das 07h às 00h, de segunda a domingo, exceto nas vésperas de feriado.
Segmentos como farmácias e drogarias não possuem restrições de horário por serem considerados atividades de interesse público. Da mesma forma, o setor de hospedagem, alimentação e entretenimento (hotéis, bares e restaurantes) está autorizado a funcionar em regime de 24 horas.
Materiais de Construção e Atacado
As lojas de materiais de construção, elétricos e hidráulicos possuem autorização para funcionar aos sábados e domingos, das 08h às 22h. Já os atacadistas, distribuidores e representantes comerciais devem seguir as normas específicas de cada município.
Atenção aos Fechamentos
É importante que o consumidor se antecipe, pois praticamente todos os segmentos (varejo, materiais de construção, supermercados e atacado) não funcionarão nos dias 25 de dezembro de 2025 e 01 de janeiro de 2026.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários