top of page
720X450.gif
Buscar

Comitiva da Festa de São Tiago visita o Palácio do Setentrião em rito de fé e tradição

  • Foto do escritor: Jolinda Ferreira
    Jolinda Ferreira
  • 14 de jul.
  • 3 min de leitura

Jamile Moreira


A passagem das imagens peregrinas na capital é uma forma de intensificar a divulgação da festa, da fé, devoção e história.
A passagem das imagens peregrinas na capital é uma forma de intensificar a divulgação da festa, da fé, devoção e história.

Como parte da programação dos 248 anos da Vila de Mazagão Velho, o governador do Amapá, Clécio Luís, recebeu nesta segunda-feira, 14, a comitiva da Festa de São Tiago com as imagens peregrinas de São Tiago e São Jorge no Palácio do Setentrião, no Centro de Macapá.


A recepção reuniu servidores e foi marcada por um rito religioso com a benção aos fiéis e a dança do "vominê". A passagem das imagens peregrinas na capital é uma forma de intensificar a divulgação da festa, da fé, devoção e história. O governador Clécio Luís aproveitou a comitiva da festa para reforçar a importância do turismo religioso para a economia e a transferência da sede do governo que do dia 21 a 28 de julho será no Palácio Rio Mutuacá.


“Quando a tradição chegou no Amapá, ela veio pelos portugueses e também negros, escravizados, que vieram do norte da África, que é uma colônia portuguesa do norte da África, para Mazagão, e ali na tradição eles remontaram uma batalha entre os mulçumanos e os cristãos, que ocorreu norte da África, e ela até hoje é representada há 248 anos de tradição, de representação num grande teatro ao céu aberto, com muitos personagens, muitos elementos vivos da história, da fé, da religião e tudo mais. O terceiro elemento importante é também a economia. Essa festa é muito importante para Mazagão, para Mazagão Velho, porque gera muito emprego, gera renda, ativa a cidade como um lugar de fazer turismo, turismo religioso, turismo de tradição, turismo étnico e o turismo da festa de São Tiago, que é considerada a maior festa. E nós aqui, nós estamos inaugurando um novo hábito que lá para frente vai virar tradição também. É transferir a sede do governo estadual que sai daqui por uma semana do Palácio do Setentrião, no centro de Macapá, muda-se para Mazagão Velho, para o Palácio Rio Mutuacá”, explicou o governador.

A peregrinação na capital, além de passar por órgãos públicos, percorre residências de fiéis e empresas, apresentando um pouco do que é a festividade, como explicou Jó Barreto, relações públicas do Instituto Cultural da Festa de São Tiago.


“É um momento de muito prazer, de muita alegria mais um ano estar aqui em Macapá, divulgando a nossa festa convidando as pessoas que não conhecem a nossa festa para ir até Mazagão, conhecer de perto, nosso teatro a céu aberto a maior festa cultural do estado do Amapá, a festa de São Tiago. Neste ano completa 248 anos de muita fé e de muita tradição. Agradecer ao governador Clécio pela parceria, mais um ano. Como eu falei anteriormente, o governador tem o nosso reconhecimento por apoiar a cultura mazaganense, não só a festa de São Tiago. E a gente, em nome do Instituto Cultural da festa de São Tiago, agradecer por essa parceria de mais um ano”, disse Jó.

 Jó Barreto, relações públicas do Instituto Cultural da Festa de São Tiago.
 Jó Barreto, relações públicas do Instituto Cultural da Festa de São Tiago.

Edmilson Pimentel, mais conhecido como Adê, em 2024 interpretou a figura de São Tiago na encenação, e falou sobre a emoção de participar dessa tradição há três décadas.


“Participar da festa de São Tiago é uma emoção muito grande, principalmente para quem já vive há mais de 30 anos envolvido nessa festa, participando direto, indiretamente. Tive o privilégio de, no ano passado, ser a figura de São Tiago, e hoje estar na tropa moura é manter a tradição, a cultura do maior teatro a céu aberto do Brasil e termos esse privilégio de ter ele, além de ser na região norte, no estado do Amapá, é o privilégio de estar em Mazagão Velho”, disse orgulhoso o cavaleiro mouro.

A tradicional celebração cultural e religiosa do estado é organizada pelo Instituto Cultural da Festa de São Tiago (ICFST) e pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção de Mazagão Velho, com apoio do Governo do Amapá e da Prefeitura de Mazagão.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page