Clécio Luís defende transição energética justa e governança ambiental no ENCCO 2025
- svioalmd4
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Com apoio do Governo do Amapá, o Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO 2025) reuniu, na sexta-feira (26), autoridades e especialistas de todo o país para debater governança ambiental e transição energética. O governador Clécio Luís participou do evento com a palestra “Governança Ambiental e Transição Energética Justa”, na qual destacou o Amapá como referência nacional nas discussões sobre sustentabilidade e gestão pública.
“Todo o viés de discussão das contas públicas leva em consideração também a questão da sustentabilidade, das mudanças climáticas. É sobre isso que eu vou falar aqui, sobre governança ambiental, porque o mundo exige também eu vou construir uma ponte uma estrada o mundo exige que além do aspecto estrutural do aspecto financeiro da planilha do orçamento também se leve em consideração o aspecto ambiental. Vou falar também de transição energética justa porque o Amapá é um exemplo disso. Enquanto o mundo inteiro está falando em transição energética, nós já fizemos a nossa transição energética. Você utiliza todos os recursos naturais renováveis, gera energia, portanto você gera riqueza, gera capacidade produtiva. É disso que a gente vai falar a sustentabilidade governança incluindo obviamente o papel de gestão das contas públicas, mas sempre levando em consideração esses aspectos sociais e ambientais”, disse o governador.
O presidente do Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP), Reginaldo Ennes, avaliou como positiva a realização do evento pela primeira vez no estado e reforçou que o encontro garante a melhoria do acesso a informações para a população em geral.
“Nós credenciamos no ENCCO 2025 mais de mil participantes, então nós chamamos mais de mil pessoas que participaram de palestras, de reflexões aqui no Sebrae. Foram mais de 40 palestras sobre reflexões, sobre transparência, sobre governança, sobre inovação, sobre controle, sobre inúmeros temas que envolvem o controle público brasileiro. A melhoria, na verdade, de acesso a informações para a população brasileira”, declarou Ennes.
Uma das palestrantes foi a professora e fundadora do Grupo de Estudo Gestão Pública Sustentável, Ketlin Feitosa, que atua na área de responsabilidade socioambiental há 27 anos. Para ela, o evento é uma ferramenta para que gestores possam visualizar de que forma podem contribuir para a implantação de práticas sustentáveis e diminuição da desigualdade.
“Esse é um marco na gestão pública que eu acredito que, capitaneado pelo Amapá, que tem um desenvolvimento incrível, está mostrando para o mundo a que veio. Então eu estou muito feliz de estar aqui, acredito que dentro do tema da desigualdade e sustentabilidade a gente pode contribuir para que o evento tenha mais riqueza ainda, e que o gestor, esteja ciente do seu papel para a redução da desigualdade, para a empregabilidade das pessoas mais vulneráveis” explicou Ketlin.
Com o tema “Sustentabilidade e Governança: Para um Futuro mais Transparente e Inclusivo”, o evento reúne conselheiros, procuradores e servidores dos Tribunais de Contas de todo o Brasil e segue até sábado, 27.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comentários