Carreta da Saúde da Mulher inicia atendimentos gratuitos em Macapá
- svioalmd4
- 13 de out.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

O Amapá recebeu, na sexta-feira (10), a Carreta da Saúde da Mulher, do programa Agora Tem Especialistas. O serviço ficará 30 dias em Macapá, com oferta de exames gratuitos. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa. Durante a solenidade, também foi anunciada a habilitação do serviço de radioterapia no estado, prevista para iniciar até o fim de novembro.
Durante o evento, o secretário nacional de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Salles, explicou que a ação faz parte de uma estratégia nacional para agilizar o acesso da população a serviços especializados e reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS.
"A gente está no programa Agora Tem Especialistas, com a determinação de diminuir o tempo de espera, fazer uma melhor gestão da fila e ofertar o tratamento em tempo adequado. Essa carreta tem mobilidade e ficará inicialmente 30 dias em Macapá, depois poderá percorrer outros municípios. Até o final de novembro iremos abrir a radioterapia para que pacientes de câncer possam fazer o tratamento de câncer aqui mesmo”.
A mobilização também contou com a presença da secretária de Estado da Saúde do Amapá, Nair Mota, que destacou o papel da unidade móvel na ampliação das ações de prevenção e na integração com os municípios.
"Hoje, o Estado do Amapá recebe esse importante instrumento de saúde para fortalecer a prevenção do câncer de mama e do colo uterino. Nos primeiros 30 dias, a carreta ficará em Macapá e depois percorrerá outros municípios, conforme programação definida com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde”.
Em seu discurso, o governador Clécio Luís ressaltou que a chegada da carreta marca um avanço estratégico nas políticas públicas de saúde, reforçando a prioridade do governo estadual na prevenção e no diagnóstico precoce.
"O Governo Federal revoluciona com esse programa. Tem 28 dessas espalhadas em todo o Brasil para cuidar da saúde da mulher. Se Deus quiser, em breve estaremos abrindo o nosso Centro de Radioterapia”.

Ao final da visita, Mozart Salles afirmou que o Ministério da Saúde não medirá esforços para habilitar e implantar o serviço de radioterapia no Amapá até o fim de novembro. Com a liberação final, o estado poderá atender pacientes locais e também receber pessoas de outras regiões do país para tratamento oncológico.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários