Carnaval 2026: Unidos do Buritizal leva à avenida enredo sobre integração entre Brasil e Guiana Francesa
- há 7 horas
- 1 min de leitura
Jolinda Martel

O Grêmio Recreativo Cultural Acadêmico Escola de Samba Unidos do Buritizal foi fundado em 22 de julho de 1990 por um grupo de professores que se reunia na residência de Cila França Trindade, na Avenida Anhanguera, bairro Buritizal. Desde então, a escola se consolidou como uma tradicional referência artístico-cultural, envolvendo simpatizantes e toda a comunidade local.
Para o Carnaval deste ano, a escola traz à avenida o enredo “Transfronteira de sonhos: Bem-vindo à Guiana Francesa”, propondo uma reflexão sobre um território onde a natureza, a cultura e o ser humano se encontram acima das fronteiras políticas.

O enredo parte da compreensão de que rios, mares e florestas, em especial o rio Oiapoque e o oceano Atlântico, não separam povos, mas os conectam, transformando limites geográficos em pontes de convivência e troca cultural. A proposta também evidencia a relação histórica entre Brasil e Guiana Francesa, tanto em sua dimensão concreta quanto simbólica, reforçando a ideia de que a identidade dos povos amazônicos se constrói pela circulação de saberes, crenças e tradições.
Neste Carnaval, a Unidos do Buritizal promete um grande espetáculo com aproximadamente 1.100 brincantes desfilando na avenida, 2 tripés e 2 carros alegóricos.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários