Audiovisual do Amapá articula setor para definir rumos em 2026
- svioalmd4
- 14 de jan.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Cultura realizam, na quinta-feira, 15, a 1ª Reunião Setorial do Audiovisual Amapaense de 2026. O foco está na discussão dos Arranjos Regionais e do Plano Setorial do Audiovisual. O encontro é voltado a profissionais que atuam em diferentes etapas da cadeia produtiva do setor no estado.

A reunião ocorre em um momento de ampliação dos investimentos públicos federais no audiovisual. O objetivo é alinhar estratégias, avaliar resultados recentes e projetar ações para o fortalecimento da produção local. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Cultura. A coordenadora do Escritório do MinC no estado, Rayane Penha, detalha o alcance da ação e reforça o convite ao setor.
“Na quinta-feira, dia 15, às 19 horas, aqui na Biblioteca Pública, a gente vai ter uma reunião com produtores de audiovisual. Então, a gente convida toda a cadeia produtiva do audiovisual, quem trabalha em todos os campos, desde motorista, quem costura, quem fotografa, quem atua, todo mundo que faz parte da cadeia produtiva do audiovisual, os realizadores, os roteiristas e os diretores, para virem aqui somar também nessa reunião, para pensar as agendas das produções audiovisuais aqui para o Amapá e para falar sobre essa conquista, que é a chegada dos Arranjos Regionais, mais uma vez, para o nosso estado. A gente teve conquistas muito grandes, principalmente a partir desses investimentos públicos. A gente teve aqui a Lei Paulo Gustavo, que está dando um retorno muito grande. As primeiras produções oriundas dos resultados desse investimento — que foi pensado como um investimento de emergência para a cadeia produtiva do audiovisual, ainda na época da pandemia — agora estão apresentando os primeiros resultados, e a gente tem visto obras muito bem realizadas.”
A reunião será realizada das 19h às 21h30, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, em Macapá, e é aberta a profissionais que atuam direta ou indiretamente no audiovisual.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários