top of page

Artistas amapaenses comemoram a volta Escola de Artes Candido Portinari

Marcelo Guido


CANDIDO

O Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari está de portas abertas à população


Uma grande festa realizada na manhã desta terça feira, 20, marcou a entrega do Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari. Com a revitalização completa, o espaço volta a instruir, educar e formar artistas de vários segmentos artísticos, fomentando a cultura do estado do Amapá.


Fundada no dia 20 de junho de 1973 e idealizada pelo artista plástico R.Peixe, a escola se notabilizou pela formação cultural de agentes, principalmente nas artes plásticas, mas também muitos quadrinhistas, escultores, poetas e artistas de vários ramos da arte.


Edricy França, artista plástico e tatuador amapaense, egresso das fileiras estudantis da escola, falou sobre a importância do centro em sua formação.


“A importância do Candido Portinari na minha vida nesse período de formação foi que eu pude ter uma outra visão de arte na minha formação, ou seja, posso estar colocando aqui como uma questão individual. Eu tenho uma linguagem artística, tenho uma visão artística, tenho um lado empreendedor artístico também, isso é fundamental, hoje eu tenho uma renda por causa da formação que a escola me deu. Atuo hoje, atualmente, na arte como pintura, grafite, tatuagem e essa expressão didática de educar e até mesmo repassar. Como eu aprendi na Escola de Arte, estar ensinando outras pessoas que queiram aprender também o meu método, que eu já elaborei todo um ponto de vista artístico, do que eu aplico hoje tanto no grafite como na tatuagem, em estudos diferenciados de desenho e pintura. Então isso é uma forma que eu vejo e reconheço e até agradeço a Escola por essa formação. Então isso realmente fez com que eu tivesse um ponto de vista, de vivência mesmo, de história da arte na minha história”, contou.

O artista falou ainda sobre a alegria da grande volta do espaço após um hiato de 16 anos.


“O que representa a volta da escola é que não só eu, mas como muitos que estão vindo hoje, né, queiram se expressar de uma maneira diferente, é o que vai contribuir com a cultura do nosso estado, é uma paense, né? Eu falo que não é só essa linguagem, essa forma de fala, falada, mas sim essa forma de se expressar com outras ferramentas, né, que é exatamente a pintura, o desenho, há uma linguagem em cima disso tudo e realmente a contribuição de ter uma escola no nosso estado, né, isso faz com que a nossa cultura gire de uma maneira totalmente diferente, poética, artística e contribua com mais artes no nosso estado”, concluiu.

O novo Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari já está de portas abertas à população


O prédio, que é uma referência artística e histórica em Macapá desde 1973, fica localizado na esquina das avenidas Raimundo Alvares da Costa com Candido Mendes , área central de Macapá , a obra foi entregue pelo governador Clécio Luís. Em 1 ano e 7 meses de gestão esta é a 12ª obra da educação inaugurada pelo Governo do Amapá.



Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page