Amapá sediará Polo de Referência em Gastronomia da Amazônia do Sebrae
- perolapedrosa7
- há 1 hora
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

A força da floresta amazônica vai ganhar ainda mais visibilidade por meio da gastronomia. O Sebrae iniciou a preparação da equipe para atuar como Polo de Referência em Gastronomia da Amazônia, coordenando ações voltadas à valorização da biodiversidade e da cultura alimentar em toda a Região Norte.
Com o tema “Conheça a Amazônia pelo Prato”, o projeto convida o público a vivenciar a região por meio dos sentidos. A iniciativa reforça a culinária regional como um dos principais patrimônios culturais e econômicos do território.
Mais do que destacar ingredientes típicos, o projeto busca posicionar a gastronomia amazônica como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, social e ambiental, como explicou a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante.
“Isso foi uma grande conquista para a gente do Sebrae Amapá, porque nós somos o polo de referência da gastronomia e da gastronomia da Amazônia. O Sebrae trabalha com polos de referência e nós do Sebrae Amapá estamos sediando, desde o final do ano passado, o polo de gastronomia da Amazônia. Ele não é uma cozinha, ele não é um prédio, apesar que ele está sendo preparado a sala dele aqui no Sebrae Amapá, ele é um hub de conhecimento, tanto de resgate de conhecimentos da ancestralidade da nossa cozinha, da tradição da nossa gastronomia popular, urbana, indígena, negra, de tudo que a gente tem para esse conhecimento e também produzir novos conhecimentos, novas pesquisas, novas pesquisas com alimento”, detalhou Cavalcante.

A proposta inclui o fortalecimento de pequenos negócios ligados à cadeia produtiva de alimentos, incentivando o uso sustentável dos insumos da floresta e valorizando os saberes tradicionais que atravessam gerações. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Josiel Alcolumbre, a iniciativa também fortalece o turismo e a economia local.
“Eu quero que o amapaense entenda o que é, se apropria dessa iniciativa e que venha ao Sebrae para contribuir, mas também para aprender, para que a gente possa difundir cada vez mais aquilo que nós, amapaenses, já conhecemos a vida inteira. Nós temos a melhor comida do Brasil. E isso tem que virar uma referência e se transformar isso em fonte de receita turística, inclusive, para os amapaenses”, declarou Josiel.
O Polo de Referência nasce no Amapá, mas integra uma estratégia nacional voltada ao fortalecimento da economia por meio da culinária regional, com articulação entre estados e instituições parceiras. O Polo vai ampliar o protagonismo da Região Norte e consolidar a gastronomia amazônica como símbolo de sustentabilidade e identidade cultural brasileira.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
