Amapá recebe II Stroke Day para aprimorar atendimento a vítimas de AVC
- svioalmd4
- há 10 horas
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

O Amapá sediou, nesta terça-feira (28), o II Stroke Day, promovido pelo Governo do Estado e organizado pelo Hospital de Emergência de Macapá (HE). O evento teve como objetivo fortalecer a linha de cuidado ao paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e integrar equipes multiprofissionais envolvidas no atendimento e na reabilitação.
Durante o encontro, foram debatidos temas como prevenção, reconhecimento precoce dos sintomas, manejo clínico e reabilitação pós-AVC. Além de promover a atualização técnica de profissionais e estudantes, o evento também sensibilizou a população e os usuários do SUS sobre a importância do diagnóstico rápido e do acesso a um tratamento adequado.

A enfermeira Juliana Brasão, do Núcleo de Educação Permanente do HE, comentou que o evento enfatiza a prevenção e a educação em saúde, debatendo estratégias que ampliem a conscientização e a prevenção de fatores de risco.
“AVC é a doença que mais mata e é a doença que mais deixa incapacitada uma pessoa no mundo, e principalmente isso no Brasil hoje. Então, nivelar entre os profissionais é importante para que eles entendam que o combate ao AVC não vem de uma pessoa. Não é a partir apenas do cardiologista ou do neurologista, mas a equipe de saúde precisa estar preparada para trabalhar com esse paciente em todos os seus níveis, desde a prevenção até a reabilitação. E esse evento surge não só para nivelar os profissionais, mas trazer o AVC para a discussão da população, como uma forma de aproximar quem está na urgência e emergência e receber esse paciente”, apontou Juliana.

O diretor do HE, Djalma Guedes, disse que o evento reforça o compromisso do Hospital de Emergência com a melhoria contínua do atendimento aos pacientes com AVC.
“Esse evento é de grande importância para a sociedade, para a sociedade acadêmica do Estado. Então, aqueles estudantes e até aqueles profissionais já de saúde que precisam se qualificar e fazer a sua reciclagem, aqui é o momento adequado para a gente vir, conversar, fazer uma mesa redonda, ver as palestras dos nossos médicos e mostrar que a educação continuada é um papel fundamental para todos nós profissionais de saúde. Esse evento mostra que a gente como HE, como porta de entrada, estamos preparados para atender a sociedade amapaense, aqueles pacientes que são acometidos com AVC. Tanto o AVC isquêmico quanto o AVC hemorrágico. O protocolo já está pronto. Temos um protocolo de AVC já criado há cerca de um ano. A gente trabalha tanto os pacientes cirúrgicos dos AVCs hemorrágicos quanto aqueles pacientes de AVCs isquêmicos”, garantiu o diretor.
A programação reuniu especialistas de diversas áreas da saúde, como neurologia, neurocirurgia, cardiologia, fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia. Dentre as medidas para evitar o AVC estão um estilo de vida saudável e o acompanhamento médico regular.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários