Amapá intensifica campanha para garantir estoque de leite humano nas UTIs neonatais
- perolapedrosa7
- há 4 horas
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Enquanto o Carnaval toma conta das ruas com cores, música e alegria, em unidades de saúde do Amapá a maior celebração é a vida de recém-nascidos internados em UTIs neonatais. Pensando nisso, o Governo do Estado intensifica, durante o período carnavalesco, a campanha de doação de leite humano, reforçando a importância desse gesto solidário para a sobrevivência de bebês prematuros e de baixo peso.
A iniciativa é realizada pela Coordenadoria de Aleitamento Materno da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e tem como foco sensibilizar mães que estão amamentando e possuem excedente de leite para que se tornem doadoras. Atualmente, o Banco de Leite Humano (BLH) atende cerca de 44 bebês internados na UTI neonatal do Hospital Maternidade Mãe Luzia (HMML), além de abastecer o Hospital São Camilo, o Hospital Estadual de Santana e a Maternidade Bem Nascer, na Zona Norte de Macapá.
De acordo com a responsável técnica de Aleitamento da Sesa, Darcyneide Dias, o leite materno é insubstituível, especialmente em situações de maior vulnerabilidade.
“Esse leite é fundamental assim como uma medicação para esse bebê, é muito importante para o desenvolvimento dele de forma saudável. E aí a gente precisa da doação de outras mães para a gente completar o nosso estoque”, destaca.
A campanha também busca garantir a segurança do estoque durante o feriado prolongado, período em que as doações costumam diminuir. A técnica reforça que equipes do Banco de Leite realizam a visita domiciliar para que as doações possam ser feitas na casa da doadora no horário que ela preferir.

“Se você quiser doar da sua casa, não tem problema. Você entra em contato pelo telefone, que é o 98416-4400 e você solicita um kit da rota. Nesse kit, ele já vai completo, com os vidrinhos, com tudo que você precisa para se paramentar para fazer as coletas. E a equipe vai até a sua casa, seja Macapá, seja Santana, não importa o bairro, a localidade, a equipe vai até você, entrega o kit, faz as orientações, qualquer dúvida você pergunta e vai ter essa troca. É importante lembrar que a mãe pode fazer várias coletas ao longo da semana. A equipe não vai entregar o kit e, na mesma hora, ela tem que coletar. Ela vai coletar na hora que ela quiser”, completou a responsável.
O Estado disponibiliza o Banco de Leite Humano, localizado no Centro de Macapá, além de postos de coleta e salas de apoio à amamentação, que oferecem suporte técnico às doadoras. Mulheres que estejam amamentando e desejem contribuir, ou que queiram saber onde encontrar o posto de coleta mais próximo, podem entrar em contato diretamente com o BLH de Macapá que fica localizado na esquina da Avenida FAB com a Rua Jovino Dinoá, Centro, com funcionamento 24 horas por dia.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários