top of page
MARCA RD_8 DECADAS.jpg
Buscar

Amapá adere à política nacional e proíbe uso de fogo para combater incêndios florestais e focos de calor

  • svioalmd4
  • 3 de out. de 2024
  • 1 min de leitura

Marcelo Guido


FOGO

Medida se deve às baixas precipitações registradas neste período


Com a finalidade de reduzir os focos de calor e os incêndios florestais, o Amapá aderiu à política nacional que suspende o uso de fogo em todo o estado, abrangendo tanto áreas rurais quanto urbanas, até o dia 31 de outubro.


A medida se deve às baixas precipitações históricas registradas neste período, considerado o mais quente do ano, com baixa umidade do ar. Publicada no Diário Oficial, a suspensão será fiscalizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com órgãos de controle.


A ação busca prevenir a ocorrência de incêndios e evitar impactos na qualidade do ar, que podem prejudicar a saúde pública.


O descumprimento da medida sujeitará os infratores a sanções penais, civis e administrativas, conforme a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605, de 1998. A pena de reclusão varia de 2 a 4 anos, além de multa. A punição também se aplica a quem atear fogo em lixo doméstico, entulho ou outros materiais em áreas urbanas ou rurais.


As denúncias de queimadas podem ser feitas pelos números 193, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, ou pelo 190, do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page