top of page
720X450.gif
Buscar

Amapá é escolhido para teste do “Defesa Civil Alerta” na região Norte

  • perolapedrosa7
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 5 dias

Edy Wilson

DEFESA CIVIL
O sistema “Defesa Civil Alerta” começa a funcionar oficialmente no dia 24 de setembro, permitindo ações preventivas mais eficientes em situações de risco extremo
O sistema “Defesa Civil Alerta” começa a funcionar oficialmente no dia 24 de setembro, permitindo ações preventivas mais eficientes em situações de risco extremo

O Amapá foi escolhido como estado-teste na região Norte para o lançamento do sistema “Defesa Civil Alerta”, ferramenta que envia alertas sonoros diretamente aos celulares da população em situações de risco, como enchentes, vendavais e chuvas intensas. A solenidade ocorreu no sábado, 20, no Palácio do Setentrião.


O governador Clécio Luís destacou a importância da ferramenta para reforçar a prevenção em todo o estado e proteger a população contra desastres naturais.


"O Corpo de Bombeiros, que coordena a Defesa Civil, é muito eficiente na resposta após acidentes ou fenômenos naturais, mas precisamos avançar na prevenção. Essa ferramenta, bem planejada e articulada, foca exatamente nisso: na prevenção."
Em breve, todo o Brasil será contemplado com esse serviço, disse o ministro Waldez
Em breve, todo o Brasil será contemplado com esse serviço, disse o ministro Waldez

O ministro Waldez Góes ressaltou que o sistema integra tecnologia e prevenção, fortalecendo a proteção da população e destacando a parceria entre governo federal, estados e operadoras de telefonia móvel.


"Em breve, todo o Brasil será contemplado com esse serviço, conforme orientação do presidente Lula. O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração, da Defesa Civil Nacional, do Ministério das Comunicações, da Anatel e das operadoras de telefonia móvel, em parceria com os governos estaduais, já treinou e certificou todos os estados do Norte para operar essa ferramenta em conjunto com o Governo Federal."

Na avaliação do Tenente Rodrigues Jordão, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, a experiência no Sudeste demonstra a eficácia do programa, que já funciona desde dezembro de 2024.


"O nosso Estado foi um dos pioneiros na região Sudeste. Desde dezembro de 2024, já emitimos alertas para a população, orientando principalmente em situações de desastres, como enchentes e chuvas intensas."

O sistema começará a funcionar oficialmente no dia 24 de setembro, permitindo ações preventivas mais eficientes em situações de risco extremo.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page