Marcelo Guido
Evento acontecerá no dia 7 de novembro, às 19h, na Unifap
A iniciativa é do curso de jornalismo da Universidade e a tem por objetivo abrir uma discussão sobre o uso da nova tecnologia pelos futuros profissionais da área, o evento contará com palestras e mesas redondas para a discussão sobre o tema.
Intitulado ‘Comunicação, Direitos Humanos e Inteligência Artificial: desafios contemporâneos para a prática jornalística’, o evento irá reunir especialistas da área e será aberto para comunidade acadêmica e publico em geral.
O professor titular do curso e um dos organizadores do evento Andrew Costa, esteve presente no “Bom dia Difusora” e falou sobre a expectativa da academia para este evento.
“Ele é fundamental para que os estudantes os futuros profissionais do jornalismos possam aprender e se apropriar da inteligência artificial , que é uma tecnologia que chegou para ficar, mas deum forma critica, que não fira ou desrespeitem os direitos humanos, e é primordial que os novos profissionais a utilizem de forma ética”, contou.
Andrew Costa é professor titular do curso de Jornalismo da Unifap
O professor lembrou ainda que o evento é aberto para quem quiser se informar sobre o assunto.
“A ideia desse evento é formar os nossos estudantes e também os jornalistas. O evento é um evento aberto para quem quiser da sociedade comparecer para entender suas potencialidades enquanto tecnologia da inteligência artificial, mas também conseguir detectar, como você falou, eventuais problemas, eventuais desvios éticos que possam ser utilizados com essa tecnologia, como a questão da criação da fake news, o advento da deep fake, que é algo que se torna muito comum, principalmente no contexto democrático das eleições. Uma disputa do poder, a inteligência artificial pode ser usada para simular vozes, para produzir conteúdos audiovisuais que são falsos e que podem interferir em processos democráticos legítimos, assim como podem falciar, construir discursos que não estão conectados com o real. Um bom jornalista vai precisar entender como utiliza essa nova tecnologia, não só para potencializar o seu trabalho, mas também para conseguir proteger o seu ofício desses eventuais malefícios”, informou.
A programação terá a presença da professora doutora Helena Simões que em palestra versará sobre ‘Educação em direitos humanos e os reflexos na prática jornalística’. ‘O futuro do jornalismo no contexto da inteligência artificial’, com o professor doutor Kenzo Soares Seto, vindo do Rio de Janeiro, é o tema de outra palestra.
O evento terá seu inicio no dia 7 de novembro as 19h no auditório do Bloco de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, na Unifap. As inscrições são gratuitas e serão feitas pela internet na página da instituição unifap.br.
Marcelo Guido Jornalismo Difusora
Comments